Denúncia aponta que Governo estaria usando sistema de inteligência da Segurança Pública para monitorar pessoas ilegalmente

De acordo com informações, estariam sendo monitorados policiais penais e políticos

Denúncia aponta que Governo estaria usando sistema de inteligência da Segurança Pública para monitorar pessoas ilegalmente
Sede da Secretaria de Segurança Pública de Roraima – Foto: Divulgação/Governo de Roraima

Uma denúncia feita por policiais civis na manhã desta quarta-feira (27) sobre o sistema de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Governo de Roraima. A denúncia é grave e, conforme o Código Penal, a ação pode configurar crime.

De acordo com os denunciantes, as informações são de que o sistema estaria sendo usado para monitorar pessoas de forma ilegal em Boa Vista.

O relato diz que estão fazendo escutas sem a devida autorização da Justiça. O que pode ser reconhecido criminalmente como espionagem.

Monitoramento de policiais penais

As informações são de que políticos com influência determinaram a escuta de políticos, bem como de outras pessoas ligadas ao MDB em Roraima.

Além disso, os policiais penais, que estão denunciando assédio moral no Governo, seriam também monitorados por meio do sistema institucional sem autorização judicial.

Joana Dark, presidente do Sindicato dos Policiais Penais disse que a categoria recebeu a denúncia com muita preocupação.

“É uma denúncia de cunho muito grave e nós esperamos que as autoridades competentes tome providências. Já não e de hoje que se usa tanto o Guardião como sistemas de segurança do Sistema Prisional contra os policiais de forma dolosa”.

Além disso, a policial penal também destacou que o Governo adquiriu o sistema para promover a segurança da população. Mas está sendo usado de outra forma.

“É preciso dizer que esses equipamentos foram adquiridos pelo Estado tanto no que tange a Sesp, como no que tange a a Sejuc, para manter a população segura, para manter a população protegida. E não para ser usado de forma criminosa contra aqueles que mantém a disciplina e a ordem dentro do sistema prisional”.

Repúdio

Do mesmo modo o MDB-RR publicou nota de repúdio sobre o assunto e disse que recebeu com muita preocupação a denúncia. A nota diz ainda que o MDB preza justiça e legalidade dos atos.

Por isso, repudia a suposta atitude criminosa e nefasta praticada por membros da inteligência de segurança da alta cúpula do Governo de Roraima, que de forma sorrateira e sem nenhum amparo jurídico ou legal, se valem de grampos criminosos para coagir quem não compactua com a forma de trabalho desta gestão.

Por fim, o partido disse que já está adotando as medidas legais para a devida apuração dos fatos. E se comprovado o crime, tal atitude não ficará impune.

Citado

Em nota, o Governo disse que a denúncia é totalmente improcedente e infundada, pois as unidades policiais acessam o sistema somente por meio de decisão judicial. Ou seja, o próprio sistema não permite utilização ou inserção de quaisquer dados sem liberação por ordem judicial.

Disse ainda que as denúncias são carentes de provas, o que desvaloriza os serviços prestados pela corporação. Por fim, explicou que a tecnologia do Guardião é completamente auditável, pois além de limitado à ordem judicial, todos os acessos são rastreáveis e identificáveis pelo sistema

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x