Deputados criticam suposta intervenção do Governo do Estado nas eleições suplementares em Alto Alegre: ‘abuso de poder’

Para parlamentares, governador Antonio Denarium se aproveita da máquina pública para tentar eleger candidato apoiado por ele e citam denúncias

Deputados criticam suposta intervenção do Governo do Estado nas eleições suplementares em Alto Alegre: ‘abuso de poder’
Fachada da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) – Foto: Gabriel Cavalcante/Roraima em Tempo

Deputados aproveitaram o Grande Expediente da sessão desta terça-feira (23) para criticar uma suposta intervenção do Governo do Estado nas eleições suplementares em Alto Alegre, que vem sendo denunciada nas últimas semanas.

O deputado Jorge Everton (União) citou a existência de um vídeo que, segundo ele, mostra um aliado do governador Antonio Denarium (Progressistas) declarando haver utilização da máquina pública e recursos financeiros para vencer as eleições naquele município. Para o parlamentar, o chefe do Executivo usa da própria popularidade para interferir no pleito eleitoral.

“Na minha opinião, o governador Antonio Denarium não pode se utilizar dos 80 ou 90% de popularidade que ele tem para inibir uma eleição municipal, para interferir diretamente utilizando máquina pública e eleger o candidato apoiado por ele, Wagner Nunes (Republicanos). Isso é abuso de poder econômico. Isso é abuso de poder político”, disse Jorge Eventon.

O Renato Silva também fez o uso da palavra para fazer críticas ao Governo do Estado em relação as denúncias. Ele também citou a existência de “dezenas de vídeos” que comprovam a suspeita de uso da máquina pública nas eleições de Alto Alegre.

“Tem dezenas de vídeos sendo usados a máquina pública para fazer campanha eleitoral. SeCidades, Secretaria de Cultura, Iater, Secretaria de Educação. Praticamente o aparato do Estado inteiro está depositado dentro de Alto Alegre por causa de uma eleição que vai acontecer no próximo domingo. E quando são questionados sobre isso, o porquê dessa forma agressiva, covarde, desleal de fazer uma campanha eleitoral, abusando do poder econômico, abusando da máquina pública, eles ainda se sentem ofendidos, porque temos que aceitar calados tudo isso. Eles não podem ser contrariados, nem constrangidos e nem questionados”, declarou o parlamentar.

Renato Silva disse ainda que a cunhada de Catarina Guerra, que é lotada na Secretaria das Cidades, afirmou a ele que teria que ir até Alto Alegre para promover campanha e que estava sendo orientada a induzir o voto de eleitores para o candidato Wagner Nunes.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos), também fez o uso da palavra nesta terça-feira para desmentir a informação de que haveria renúncia coletiva dos membros da mesa diretora para ‘obrigar’ o parlamentar a deixar a cadeira. Além disso, ele comentou com preocupação sobre as denúncias de interferência do Executivo Estadual nas eleições suplementares de Alto Alegre. Ele apelou para as comissões de Agricultura e de Administração da Assembleia, assim como à Justiça Eleitoral e Polícia Federal para apurar possível abuso de poder político por parte de Denarium.

 

 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x