Desvio de finalidade: bem público virou transporte de lazer para secretários do Governo Denarium

Um fim de semana de muita diversão na Serra do Tepequém foi custeado pelo dinheiro do povo

Desvio de finalidade: bem público virou transporte de lazer para secretários do Governo Denarium
Picape S-10 da Segurança em sítio no Tepequém – Foto: arquivo pessoal

Passeio 

O Roraima em Tempo recebeu ontem, uma denúncia envolvendo o uso indevido de carros oficiais do Governo. Conforme o relato, servidores da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) foram flagrados em uma picape S-10 locada pela pasta. O ato aconteceu durante esse último fim de semana, em um passeio turístico pela Serra do Tepequém. O tal passeio, conforme a denúncia, foi liderado pela  secretária da Sesp, a coronel Carla Jordanna, e era para comemorar o aniversário da assistente de gabinete da Pasta, que segundo o relato é sua amiga pessoal.

Improbidade

O uso de veículos oficiais para fins particulares revelou uma distorção grave da administração pública. Quando agentes do Estado se valem da estrutura governamental para interesses pessoais, ainda que sob a aparência de uma confraternização, eles ferem diretamente os princípios que regem a “coisa pública”. Bens públicos existem para servir à coletividade, não para conforto ou lazer de quem ocupa cargo ou função. Quando isso acontece com o aval ou a presença de figuras de chefia, o dano institucional é ainda maior, pois passa a ideia de privilégio o que jamais deveria acontecer. Imagine se todas as pessoas começassem a usar os bens públicos para finalidades pessoais?

Arrumando a lambança

Uma fonte da coluna contou relatou que o namorado de uma das policiais que estavam no passeio do Tepequém, foi chamado para assinar um contrato de locação de veículo. Isso porque, das pessoas que estavam no passeio, ele é o único que não tem ligação com o Governo. Conforme a fonte, esse vai ser o primeiro contrato para pessoa física da locadora nos últimos cinco anos. A empresa, inclusive, aluga também caminhonetes para várias outras secretarias do Governo.

Hilux

Em relação a uma Hilux, que também estava entre os carros do passeio turístico, a fonte informou que também pertence a empresa que aluga carros para o Governo. E quem estava dirigindo seria o marido da secretária de Segurança, que é oficial do Corpo de Bombeiros. “Como a hilux não foi citada, estão sem saber o que fazer ainda. Não sobrou mais ninguém sem relação direta ou indireta com o Governo pra fazer um “contrato”, revelou a fonte.

Agressão

Mais um servidor público da saúde foi agredido dentro de uma unidade hospitalar de responsabilidade do Governo de Roraima. O servidor prestava apoio no atendimento da mãe do homem, que a acompanhava no Cosme e Silva. A mulher deu entrada na unidade e posteriormente a conduziram até a sala vermelha. Em um certo momento, o servidor informou ao suspeito que a sala vermelha era de acesso restrito e que a mãe dele estava recebendo o devido atendimento. É que o local impede a entrada de terceiras pessoas. Contudo, o acompanhante reagiu de forma agressiva e desferiu um soco contra o profissional. O resultado foi um ferimento na boca.

Reflexo

E olha que esse não foi um caso isolado. Quando um servidor é agredido dentro de uma unidade de pronto atendimento, ou quando um oficial da Polícia Militar (que deveria zelar pela ordem)  ameaça médicos e enfermeiros, algo muito mais profundo está em crise: o respeito pelas pessoas que sustentam o funcionamento da saúde pública.

Respostas

Mais grave ainda é o silêncio do Governo ou a lentidão das respostas. Não basta emitir notas de repúdio ou prometer apurações. É preciso ação imediata, como reforço da segurança, responsabilização exemplar dos agressores, independentemente de patente ou função… e, sobretudo,  é preciso a valorização efetiva dos profissionais da saúde.

Comentários

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x