‘Entre os piores’: três municípios de RR estão no pódio das cidades mais precárias para se viver no país

“Escravos” da corrupção, Uiramutã, Amajari e Alto alegre são cidades que o Governo de Roraima pouco ou quase nada investe quando o assunto é educação, saúde e oportunidades. No entanto, em periodo eleitoral, as cidades se tornam “a menina dos olhos” de Denarium

‘Entre os piores’: três municípios  de RR estão no pódio das cidades mais precárias para se viver no país
Foto: Divulgação

Ranking 

Os dados do Índice de Progresso Social 2025 (IPS Brasil) apontaram pódios vergonhosos para Roraima mais uma vez. É que os munícipios de Uiramutã, Amajari, e  Alto Alegre estão no top 5 do ranking de piores lugares para se viver do Brasil. O estudo considerou uma série de indicadores como: necessidades humanas básicas, acesso a educação e oportunidades como direitos individuais e inclusão social, por exemplo.

Entre os piores

O resultado apontou esse três munícipios de Roraima entre os 20 mais mal avaliados do país. No entanto, essas cidades acabaram ficando entre os cinco piores. Vale lembrar que o Uiramutã ocupa o primeiro lugar há várias anos.  Por lá, os moradores reclamam constantemente do abandono do poder público. Especialmente quando o assunto é educação. E Amajari, junto com Alto Alegre não ficam pra trás quando o assunto é infraestrutura de escolas ou saúde para o povo. Uma descaso e dos grandes!

Desculpas

O mais curioso é que esses municípios que sempre aparecem na lista são os mesmos que o Governo de Roraima apresenta mil e uma dificuldades de acesso para levar o básico, como infraestrutura às escolas. Quem lembra o caso da comunidade São Mateus, no Uiramutã, em que a Secretaria de Educação disse que ia construir uma escola, mas parou as obras porque segundo o Governo, o lugar é longe demais para enviar o material? Tem outro caso que cansados de esperar, moradores  da comunidade  Sauparú, construíram a própria escola de madeira.

Diferenças

Mas em época de eleição o governador Antonio Denarium, chega até de helicóptero nessas mesmas áreas só pra entregar cestas básicas. Localidades essas que esse ano, o seu governo classificou como de “difícil complexidade logística”.  Só que ano passado, por exemplo, Denarium levou uma comitiva para o Uiramutã só para fazer propaganda antecipada aos apoiadores políticos. Na ocasião, Antonio montou diversos kits escolares com direito a lápis e bolsa. E ainda disse que a educação indígena seria prioridade. Ora, ora…Alguém aí tem visto alguma ação em benefício? Pois neste mês, até protestos em frente a Seed os indígenas tiveram que fazer para lembrar da tal promessa.

Contribuição

A verdade é que Antonio Denarium é um dos maiores contribuidores  para que esses três municípios permaneçam escravos da corrupção. Alto Alegre só ganha destaque para lembrar que é um curral eleitoral do Governo de Roraima. Tanto que a PF realizou diversas operações no período eleitoral para coibir ações  ilegais.  E em Amajari? O governador recentemente enfrentou até as péssimas condições das estradas só para entregar peixe e tirar fotos. Mas arrumar as pontes, melhorar a saúde…Vish, não dá né, Denarium…”a complexa logística” te impede.

 

Comentários

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x