Escolas estaduais enfrentam verdadeira calamidade e TRE-RR teve que mudar endereço de urnas

Devido à precariedade das escolas estaduais, muitos eleitores de Roraima terão que votar em locais diferentes

Escolas estaduais enfrentam verdadeira calamidade e TRE-RR teve que mudar endereço de urnas
Sala alagada e chão sem cerâmica – Foto: Arquivo pessoal

Atraso na educação

De atraso em obras e precariedade de estruturas, o Governo do Estado entende. Tanto é que alunos de São João da Baliza voltaram a denunciar a precariedade da Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo. A unidade também abriga estudantes da Escola Estadual Henrique Dias, que está em reforma desde 2020. Dessa forma, uma aluna falou que a situação atrapalha o aprendizado dos estudantes há mais de um ano. Assim, ela até deu uma lição de moral no governador Antonio Denarium (PP) e disse que “o estado não é feito somente por Boa Vista, e sim, com todos os municípios do interior”. Além de não ter construído nenhuma escola durante todo seu mandato, o governo de Denarium também está marcado por dezenas de unidades sem estrutura e com atraso na reforma.

Também fechou escolas

Além de não investir em escolas, o Governo do Estado também fechou as que tinham. Prova disso é que 51 locais de votação mudaram de endereço esse ano. Maior parte porque escolas fecharam e outra grande parte porque as unidades estão em reforma há muito tempo e o Governo não conclui. Alguém algum dia viu um país desenvolver sem investir, sobretudo, em Educação?

TFD

Continuando no assunto atraso, uma situação desesperadora ocorreu com Angélica Barbosa, de 48 anos, que perdeu o filho após um mês de espera do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O jovem Fellipe Gabryel Maciel Xaud, de apenas 24 anos, morreu em 24 de maio de 2021. Ele corria ainda o risco de ruptura da aorta devido à gravidade da doença. Além disso, Fellipe já tinha outros órgãos vitais em sofrimento por falta de oxigenação. O caso era urgente. Mas, ao que parece, não era isso que o Governo achava. Foi um mês de espera para um jovem que sofria com inflamação sistêmica. O Estado ainda encaminhou o rapaz para o Rio de Janeiro. Ele até chegou a fazer a cirurgia, mas morreu logo em seguida. A mulher pediu que a saúde do Governo do Estado melhore e que os hospitais tenham a estrutura que o cidadão roraimense merece.

Asfalto fantasma

Na nova propaganda eleitoral de Denarium, candidato à reeleição, o secretário de Infraestrutura diz que o Governo está asfaltando 200 km de estradas. Mas onde estão esses extensos 200 km? Até agora o Governo só iniciou o asfalto de duas das 11 estradas que Denarium prometeu. Somente as estradas do Taiano entre Boa Vista e Alto Alegre e a Vicinal 26 entre São João da Baliza e Rorainópolis. Ainda faltam muitos KMs para chegar a 200. As outras estradas ficaram apenas na promessa mesmo. Ou são asfalto fantasma?

Registro de candidatura cancelado

O TRE-RR indeferiu o registro de candidatura do sonhador Ottaci Nascimento (SD), por 5 votos a 1. O relator do pedido, Mozarildo Cavalcanti, votou pela impugnação do registro e os outros quatro juízes seguiram o voto. Apenas um magistrado votou a favor pelo deferimento. E o MP Eleitoral, assim como na primeira manifestação, se posicionou pela impugnação. Mas como o deputado é um brasileiro nato, que não desiste nunca, ele afirmou estar confiante na Justiça. Mesmo inelegível por 8 anos por distribuir cestas básicas e brindes a eleitores no período pré-eleitoral de 2020, ano em que disputou o cargo de prefeito em Boa Vista, Ottaci pediu o registro de candidatura no dia 12 de agosto.

Continuam presos

Em nova decisão, o juiz Cláudio Roberto Barbosa Araújo manteve a prisão dos réus do Caso Romano dos Anjos. O juiz considerou os fortes indícios de autoria e materialidade dos crimes pelos quais os acusados respondem, com pena superior a quatro anos de prisão. Do mesmo modo, outra razão para a decisão é que a fase de instrução processual ainda não iniciou. Dessa forma, ele ainda ouvirá as testemunhas do caso. E uma das justificativas da prisão é que eles causaram ‘embaraços’ às investigações e intimidaram as testemunhas. Além disso, houve crime de obstrução de justiça. Pois os acusados ocultaram os celulares logo após o cumprimento de mandados de busca e apreensão.

E o Jalser?

Enquanto isso, Jlaser Renier deve estar na frente da TV só assistindo as notícias. Acusado de ser o mandante do sequestro de Romano dos Anjos, e respondendo por oito crimes no caso, ele é o único envolvido que não está preso. É que ele tinha imunidade parlamentar e conseguiu um habeas corpus. Contudo, desde janeiro que ele perdeu o mandato. E até agora segue livre. E sele estiver intimidando as testemunhas?

Perguntas:

  • Algum país já se desenvolveu fechando escolas?
  • Porque Jalser Renier segue livre se, além de responder pelos mesmos crimes que os policiais, ele ainda é acusado de ser o mandante do sequestro de Roman odos Anjos?

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x