Escolas estaduais suspendem aulas por desligamento de sistema de água da Caer

Nas últimas semanas, a Caer tem sido alvo de dezenas de denúncias por falta de água ou baixa pressão nas torneiras que vem causando transtorno aos roraimenses

Escolas estaduais suspendem aulas por desligamento de sistema de água da Caer
Por Sérgio Paulo!

Sem água, sem aula

A falta de água ou a baixa pressão nas torneiras em Boa Vista têm gerado transtornos em toda a capital. Pelo menos duas escolas estaduais anunciaram a suspensão das aulas nesta terça-feira (12). É que a Caer, depois de muitas reclamações, resolveu substituir um transformador no CRD do São Pedro, que é responsável pelo abastecimento em toda a cidade. Dessa forma, a Escola São José, no Centro de Boa Vista e o Colégio Militar do Estado suspenderam as aulas pelo período da manhã.

Incoerência

Roraima fica dentro da Amazônia, região mais abundante em água do mundo. Além disso, a água de Roraima é considerada a mais límpida do mundo também. Contudo, essa abundância não chega às torneiras. Há quem diga que o problema que vem ocorrendo na Caer é falta de investimento e de manutenção.

Muito dinheiro

Falta de dinheiro para investir n abastecimento da cidade a gente sabe que não é. Ano passado, por exemplo, o governador Antonio Denarium enviou R$ 21 milhões de verba extra para a Companhia. Logo depois, enviou mais R$ 40 milhões. Ele até teve que fazer projeto de lei para pedir autorização à Assembleia para mandar esse dinheiro para a Caer, pois trata-se de uma empresa mistas que tem arrecadação própria. E muita arrecadação, diga-se de passagem. Pelo menos as contas de água não atrasam para chegar. E se o cidadão não pagar, o corte vem mais rápido ainda.

Fake News

O uso das redes sociais por grupos políticos para atacar adversários tem sido um ato criminoso ultimamente. As eleições do ano passado, por exemplo, a então candidata ao Governo, Teresa Surita, foi covardemente atacada. E, do mesmo modo, nesta segunda-feira, aconteceu com Romero Jucá. Uma montagem com a logo de um jornal local circulou em grupos de WhatsApp afirmando que Jucá teria pedido ampliação das áreas de conservação do Estado. Logo em seguida, o jornal também publicou nota desmentindo a fake news.

Motivação

Como áreas de conservação é um assunto que revolva os roraimenses, os políticos usam isso para atacar Jucá. A atuação de Romero Jucá junto ao Governo Federal pode ser a motivação do ataque. Como todos sabem, Roraima tem três senadores. No entanto, pouco se vê ações significantes por parte deles para o Estado. Enquanto isso, Romero entra e sai dos ministérios com o prestígio conquistado ao longo de sua trajetória de trabalho e traz e faz mais do que aqueles que tem mandato.

Não fizeram nada

Existe um decreto de 2009, que determina que o Governo Estadual deve ser ouvido nessas situações. Entretanto, o Governo de Roraima nada fez. Os senadores também deveriam cobrar ao Governo Federal que cumprisse o que diz o decreto. Mas também nada fizeram. Nem mesmo aquele senador que tem mulher, filho e cunhado recebendo os maiores salários dentro do Governo do Estado com a assinatura do governador Antonio Denarium.

 

 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x