Tratamento de lona
Parte da nova estrutura da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth foi inaugurada no dia 6 de setembro. O que era pra ser um alívio para gestantes que esperam ansiosas a chegada dos filhos e outras pacientes que dependem dos serviços ofertados na unidade, na verdade ainda é motivo de preocupação. É que o Governo mesmo demorando três anos para a entrega, não teve o cuidado de caprichar sequer nos detalhes e transformou o momento em um show à parte somente para fotos.
A imprensa já registrou denúncia de deputado usando a tribuna para dizer que o hospital não tinha equipamentos novos, de gente que ia ao local procurar ajuda médica mas voltava porque estavam demorando pra receber os pacientes, falta de cadeiras para acompanhantes e, infelizmente, a morte de uma criança por falta de oxigênio, de acordo com familiares. O velho tratamento de uma unidade ‘acostumada’ a funcionar embaixo de lonas porque Denarium seguiu omisso em todas as denúncias envolvendo o local.
Humanizado para quem?
Se tem alguém que entende bem como funciona a saúde estadual é quem depende dela para viver: o povo. Enquanto a atual gestão se preocupa qual será o melhor ângulo para aparecer bem nas fotos, tem gente esperando a boa vontade da Sesau em entregar o que prometeu no dia 6. Tratamento humanizado. Vale lembrar que, para que isso ocorra, seria necessário fazer o que Denarium não faz de jeito nenhum, que é que priorizar a saúde.
…E segue na velha forma de fazer política
E é aí que todos padecem. Ao invés de se posicionar, reconhecer falhas e imediatamente prover soluções, Denarium tem a pequenez daqueles que não nasceram para ocupar sequer cargos em clubes. Ele culpa os outros. Anda até dizendo por aí que a saúde do estado está sobrecarregada porque a assistência básica não estaria fazendo sua parte.
Senhor Antonio, a responsabilidade de pagar a clínica de hemodiálise é da Sesau. A responsabilidade de colocar centrais de ar no HGR é da Sesau, a responsabilidade de pagar servidores e valorizar quem está na linha de frente nas unidades do saúde do Estado é do Governo. A responsabilidade de cuidar das mães e verificar o PORQUÊ de tantas denúncias envolvendo violência contra elas e mortes de bebês na maternidade é da sua responsabilidade junto à secretaria da pasta com a pessoa nomeada pelo senhor para essa competência.
‘A amizade é tudo’
Mudando de assunto…existe uma teoria que diz que somos influenciados pelas cinco pessoas que mais convivemos. Tem amizade que, com o passar dos anos, é fortalecida pelos vínculos. Um bom exemplo de ‘irmandade’ é a de Denarium com o senador Hiran Gonçalves. Vejam só: os pagamentos da clínica Proftalmo ocorrem de forma rigorosa, em meio a tantos atrasos do Governo com as outras empresas. A coluna teve acesso às notas fiscais e confirmou a informação.
Os melhores salários
Além disso, Hiran Gonçalves, além dos contratos renovados a cada ano, também tem grandes regalias dentro da gestão de Denarium. Como por exemplo, sua esposa, Gerlane Baccarin, é nomeada com salário de R$ 30 mil e trabalha em Brasília. O filho do senador também ocupa cargo com alto salário de R$ 24 mil na SeCidades. Antes disso, ele estava na Segad. Está pouco? Quem também está nomeado como secretário no Governo é o tesoureiro do partido de Hiran, assim como o irmão de Gerlane, Juliano Baccarin.
Isso explica muita coisa, não é minha gente?