Impeachment: deputados têm o grande desafio de julgar e manter a imparcialidade

Acusações envolvem situações graves, pelas quais o governador já foi cassado quatro vezes

Impeachment: deputados têm o grande desafio de julgar e manter a imparcialidade
Fachada da Assembleia Legislativa de Roraima – Foto: ALE-RR/Divulgação

Ação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a decisão do TRE de Roraima em absolver Teresa Surita e Arthur Henrique em três ações eleitorais. As acusações partiram do governador Antonio Denarium e de seu vice Edilson Damião, assim como do político Rudson Leite. Segundo eles, Teresa, Arthur e Édio Lopes se utilizaram de servidores e bens públicos durante as eleições de 2022. Pois bem, eles acusaram, mas não comprovaram. Em uma das ações teve até investigação da Polícia Civil e do Ministério Público. No entanto, mais uma vez, comprovou-se que a acusação era infundada.

Tetra cassado

Vale ressaltar que, as eleições de 2022, são as mesmas pela qual o governador e seu vice tiveram o mandato cassado por quatro vezes por usar justamente a máquina pública para obter vantagem sobre Teresa Surita. Denarium e seu vice Edilson Damião, têm alguma moral para acusar alguém? Além de não terem moral, também não têm ‘semancol’. Qualquer político no lugar deles se absteria de acusar seja quem for.

Mais um pedido

A ministra Carmem Lúcia recebeu mais um pedido para que retome o julgamento do governador Antonio Denarium e de seu vice. Dessa vez, Davi Kopenawa, o maior líder indígena do mundo, foi quem fez a solicitação. Da etnia Yanomami, Kopenawa está inserido no grupo ao qual Denarium chamou de ‘bichos’ ao conceder uma entrevista para a Folha de São Paulo. Além do líder indígena, parlamentares federais e a própria população têm pedido à ministra para julgar o recurso de Denarium.

Impeachment

O relator do pedido de impeachment de Denarium na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Neto Loureiro, tem o prazo de cinco sessões ordinárias para apresentar o relatório. Nesta semana, duas semanas já se passaram. Faltam agora apenas três.

Tem mais sete

Ao todo, existem sete pedidos de impeachment contra o governador na Assembleia Legislativa. Entretanto, apenas este último recebeu atenção e teve andamento. Resta saber agora se os deputados serão imparciais ou se votarão de acordo com suas conveniência. Isso porque a maioria das acusações são as mesma pelas quais Denarium foi cassado quatro vezes. Se os deputados não votarem pela cassação, estão em total desacordo com as leis. Mas isso todo mundo já sabe como funciona.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x