‘Inimigo da educação’, Governo acumula série de denúncias sobre precariedade das escolas estaduais

Em uma nova denúncia, pais relataram a precariedade da Escola Estadual Tuxaua Luiz Cadete da comunidade Indígena Canauanin, no município de Cantá

‘Inimigo da educação’, Governo acumula série de denúncias sobre precariedade das escolas estaduais
Prédio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) – Foto: Ascom/Seed

Análise

A Comissão de Tomada de Contas da Assembleia Legislativa de Roraima vai analisar as contas do Governo de Roraima dos últimos 30 anos. De acordo com os deputados, a proposta é esclarecer à população como o Poder Executivo conduz as contas públicas ao examinar, fiscalizar e julgar as contas ao longo de 2025. Além disso, o deputado Renato Silva (Podemos), disse que “caso sejam condenadas, vai ocorrer inelegibilidade do governador que teve as suas contas reprovadas na Casa Legislativa”

Vale ressaltar, que a atual gestão, já foi alvo de Auditoria pelo Tribunal de Contas. É que uma denúncia apontou que a Expoffer, festa organizada com dinheiro público, apresentava indícios de irregularidades nos últimos dois anos. E, se for analisar pela quantidade de escândalos envolvendo nomes que ocupam o alto escalão, é muito provável que os deputados encontrem o óbvio: discrepância e irregularidades.

Pediu pra sair…

A ex-secretária de Saúde do Estado, Cecilia Lorezon, comunicou nesta quarta-feira, 26, sua renuncia no cargo de liquidante da Companhia Energética de Roraima (Cerr). Em resposta, o Governador indicou João Alfredo de Souza Cruz, que é ex-secretário-chefe adjunto da Casa Civil.

Quem lembra as denúncias dos servidores sobre Cecília na Cer? Até os deputados se posicionaram contra sua atuação, já que de acordo com o deputado Soldado Sampaio, Cecilia não obedeceu aos ritos legais e demitiu muitos servidores por telefone. Ou seja, sua passagem por lá não teve um marco positivo em cinco anos.

…Mas antes se recusava

Por falar em trajetórias, a exoneração de Cecilia da Sesau, ganhou destaque na imprensa local. Afinal, por anos ela se “recusou” a sair do cargo e Denarium aceitava em mantê-la. Nem mesmo ser alvo da PF e o pedido de afastamento da Justiça Federal em fevereiro de 2024 foram suficientes para limitar Cecilia, que após 14 dias, retornou para a Pasta naquele ano. Agora, ela aceitou sair dos holofotes. Será mesmo? Esta coluna vai acompanhar os próximos movimentos dentro da Sesau.

O Governo ‘inimigo’ da educação

É impressionante como o  Governo de Roraima trata a questão da educação. Em uma nova denúncia, pais relataram a precariedade da Escola Estadual Tuxaua Luiz Cadete da comunidade Indígena Canauanin, no município de Cantá.

Uma mulher identificada como Loren Benfica,  e que é mãe de uma aluna relatou as condições da estrutura predial com poucas salas de aulas, banheiros inadequados para os alunos com deficiência e matagal. Para ela é motivo de vergonha e constrangimento a situação em que sua filha estuda, debaixo de árvores.

Além disso, em janeiro deste ano, numa publicação de ordem de serviço, a escola estava na lista de outras 54 que seriam contempladas com a reforma, contudo os pais relataram que o serviço ocorreu de forma superficial.

 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest


0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x