Jalser Renier pode ser cassado em fevereiro

Parece que o mês de fevereiro está chegando e trazendo junto com ele uma nuvem negra sobre a cabeça do deputado estadual Jalser Renier

Jalser Renier pode ser cassado em fevereiro
Jalser Renier (SD) é suspeito de ser o mandante do sequestro do jornalista Romano dos Anjos – Foto: Divulgação/ALE-RR

Nuvem negra

Parece que o mês de fevereiro está chegando com uma nuvem negra sobre a cabeça do deputado Jalser Renier. É a Procuradoria- Geral da República (PGR) deferiu o andamento do processo de cassação do parlamentar. O juiz Mozarildo Cavalcante havia suspendido o processo aqui em Roraima. Mas a Assembleia recorreu. O processo é de inteira responsabilidade do legislativo e não cabe interferência do judiciário. Dessa forma, Mozarildo não deveria ter suspendido a cassação do deputado.

Redistribuição

A propósito, fontes da coluna informaram que o processo do caso Romano dos Anjos foi redistribuído. E adivinha nas mão de qual juiz foi parar? Do próprio Mozarildo Cavalcante. No entanto, ele se declarou suspeito para julgar o caso e o processo seguiu para Almiro Padilha. Mas Padilha está de férias e, por enquanto, o juiz Aluizio Vieira analisa o caso. Enfim, independente de quem seja o juiz, o importante é que a Justiça seja feita.

Suspeição

Agora vamos e venhamos. Se Mozarildo se declarou suspeito para julgar o caso Romano dos Anjos, por qual motivo não fez a mesma coisa com o pedido de Jalser para suspender o processo de cassação?

Sem palanque

Após as nomeações dos familiares de Hiran Gonçalves no governo, Telmário Mota definitivamente deve perder o lugar no palanque de Denarium. Ano passado a coluna deu em primeira mão que Hiran seria candidato a senador com apoio de Denarium. É que o grupo político da base do governador não apoia a dobradinha com Telmário. Talvez pela forma que o senador se comportou nesses oito anos de mandato. Telmário atacou fortemente adversários. Mas o pior é que ele também fez críticas muito pesadas ao judiciário. Enfim, Telmário não parece ser uma boa opção para a reeleição de Denariu. E com as nomeações dos familiares de Hiran em cargos de altos salários no governo, percebe-se que a aliança está fortalecida entre o governador e o deputado. Assim, Telmário não tem espaço no grupo apra as eleições que se aproximam.

Ômicrom em Roraima

O Governo do Estado confirmou na semana passada o que todos já sabiam: 100% dos amostras analisadas em casos de Covid-19 são pela variante Ômicrom. O interessante, é que mesmo com o número de casos e mortes aumentando, o governador não abre mão de promover aglomerações. Na terça (25), por exemplo, ele reuniu indígenas em comunidades de Normandia para fazer discurso. Enquanto isso, a ocupação de leitos de UTI já estão em 80%. Ao passo que só em janeiro, a Sesau confirmou 13 mortes por Covid-19. Além disso, outras 22 mortes seguem em investigação.

Desmentido

O MPF desmentiu o senador Mecias de Jesus ontem (26). O órgão enviou matéria à imprensa explicando como Mecias agiu na gafanhotagem. O MPF disse que no processo existe uma planilha que comprova a participação de Mecias no esquema. Nela tem o nome do senador como beneficiado direto. No dia em que o Roraima em Tempo publicou com exclusividade a matéria da condenação, Mecias enviou nota e disse que a Justiça se baseou em meras suposições para proferir a sentença. Mas para ficar ainda mais divertido, ele disse que as acusações são de cunho político. A Justiça Federal bem que poderia processá-lo por essas declarações difamatórias.

O esquema

O MPF descreveu como funcionava o esquema dos gafanhotos. A princípio, os agentes do crime aliciavam pessoas comuns para incorporá-las na folha de pagamento. Em seguida, com uma procuração eles sacavam o salário. Logo depois entregavam a quem realmente ficava com a grana. Por fim, uma empresa operava o esquema. Apesar de tudo isso, Mecias diz que é inocente. Ainda mais. Ele também diz que acredita que a Justiça irá anular a sentença.

Perguntas

  • Por que Mozarildo se declarou suspeito para julgar o caso Romano dos Anjos?
  • Por que não fez o mesmo com o processo de cassação de Jalser por ser suspeito de ser o mandante do sequestro de Romano?
  • Quando Denarium vai parar de aglomerar no interior?

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x