E pode?
O governador de Roraima entregou brinquedos para celebrar o Dia das Crianças no Estado. Mas o que chamou a atenção foram pipas com o rosto de Antonio Denarium. Isso mesmo. Foram entregues pipas com o rosto do governador impresso no Parque Anauá. Será que o Ministério Público de Roraima (MPRR) viu isso? Porque se a confecção desses itens ocorreu com dinheiro público, vale um órgão fiscalizador verificar isso.
Vaiado
E por falar no governador que adora aparecer, Antonio Denarium esteve no show nacional que aconteceu na sexta-feira no bairro Canarinho. E quem pagou ingresso não estava ali para ouvir o nome do governador. Desse modo, conforme relato de quem estava no local, ao ser anunciado, Denarium foi vaiado. Uma sonora vaia.
Eventos naturais
Este fim de semana ficou marcado pela força da natureza em Roraima. No sábado teve eclipse do sol. Já a noite do mesmo dia, muita chuva com raios, trovões e fortes ventos na capital. Tudo isso causou muito transtorno nas estruturas físicas da cidade. Tetos voaram, árvores caíram e faltou luz em grande parte de Boa Vista. Tem bairros sem energia até agora.
Sem água
Mas se tiver algo que não precisa de evento natural para não funcionar são os serviços da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). Na noite deste domingo, por exemplo, alguns bairros da capital ficaram sem água nas torneiras por várias horas. O que causou transtorno para quem estava se preparando para iniciar a semana de trabalho.
Baixo nível
Além do péssimo serviço da Caer em distribuir água para Roraima, o que também preocupa a população é o baixo nível do Rio Branco, principal fonte para o fornecimento. Fotos publicadas nas redes sociais neste fim de semana mostram que o nível da água está muito baixo. Se continuar assim, oque é ruim pode ficar ainda pior.
Sem planejamento
Roraima enfrenta os efeitos do El Niño desde agosto com pouca frequência de chuva e altos números de queimadas. O fenômeno, que é o aquecimento da costa no país, vem sendo anunciado por meteorologistas desde o início do ano. No entanto, somente nesta segunda-feira (16) o Governo do Estado resolveu anunciar medidas para mitigar os efeitos do El Niño. Como sempre atrasado e sem planejamento.
Tepequém
Um dos municípios mais afetados pela onda de calor é Amajarí. Mais especificamente a região do Tepequém. Moradores do lugar estão preocupados por se tratar de uma região turística. E a grade quantidade de queimadas, além de prejudicar o meio ambiente e a saúde, ainda pode afetar a principal fonte de renda das pessoas que vivem lá. Um vereador até já pediu um maior efetivo da Defesa Civil no município.
Sem voos
O Aeroporto Internacional de Boa Vista passa por uma reforma e vai suspender voos por 16 dias entre janeiro e fevereiro do ano que vem. Conforme a empresa que administra o local, a suspensão ocorreria por 16 dias seguidos. Contudo, houve uma readequação para diminuir o transtorno. A promessa da empresa é que a reforma possibilitará receber aviação de grande porte e processar, ao mesmo tempo, voos domésticos e internacionais. Com isto, o aeroporto terá infraestrutura necessária para atrair novos voos para Boa Vista. Que assim seja.