PEC
A novidade que movimentou o cenário político nos últimos dois dias foi a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta o andamento de processos criminais contra deputados e senadores. Dos oitos deputados federais de Roraima, sete votaram de forma favorável à iniciativa, que permite que deputados e senadores barrem a prisão de colegas determinada pela Justiça, em votação secreta.
Favorável
Um dos parlamentares de Roraima favoráveis à PEC que se destacam na lista é a deputada Helena Lima. Ela é investigada por suspeita de compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições municipais de São João da Baliza, envolvendo o vereador eleito Adriano Costa da Silva. Conforme a acusação, a participação de Helena no esquema teria relação com o apoio político e econômico prestado a Adriano, o que teria favorecido o então candidato na campanha. À época, vídeos com a voz da deputada circularam na internet que fortaleceram a denúncia. A defesa da parlamentar, no entanto, alegou que os áudios foram forjados com inteligência artificial.
Pipoca
A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) vai contratar uma empresa para fornecer pipoca e pretende investir R$ 607 mil na contratação. A Secretaria de Licitação publicou um aviso de de licitação no Diário oficial do Estado do dia 16 de setembro. Conforme o edital, os mais de R$ 600 mil em pipoca serão para o projeto Brincar e Sonhar da Setrabes.
Combustíveis
O Ministério Público de Roraima instaurou um inquérito civil para apurar a contratação de uma empresa fornecedora de combustíveis em Bonfim. A firma, que pertence a uma família de políticos do município, foi contratada pela Prefeitura. Agora, o inquérito vai investigar se há irregularidades no contrato, feita por meio de pregão presencial em 2023.
Parque de exposições
O Ministério Público também prorrogou um inquérito que apura supostas irregularidades na construção do Parque de Exposição Agropecuária do município de Bonfim. O promotor responsável pelo caso assinou o documento no dia 15 deste mês.

