Corrupção, tráfico de drogas, garimpo ilegal…
Os quase dois mandatos do governador Antonio Denarium (Progressistas) são marcados por diversas polêmicas envolvendo crimes de corrupção, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, comércio ilegal de ouro e muito mais. A mais nova polêmica é a prisão de dois sobrinhos do governador, por envolvimento com o tráfico de drogas. A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (23) os irmãos Fabrício Souza Almeida e Antônio Oliverio Garcia Bispo. Com eles, os policiais encontraram 75 kg de “super maconha”, armas e munições.
Na fazenda do governador
Por falar em droga, em janeiro deste ano a Polícia Civil encontrou 200 kg de skunk em uma das fazendas do governador que, em sua defesa, disse que o local é arrendado e por isso estava na responsabilidade de outra pessoa. Pessoas da Polícia Civil ligadas ao governador tentaram abafar o caso, mas foi em vão. Há quem diga que essas mesma pessoas também tentaram abafar a prisão dos sobrinhos de Denarium.
A Vanda
E a lista não acaba! A irmã do governador, Vanda Garcia, que já tem condenação por disseminação de Fake News, foi alvo de operação da Polícia Federal que investigava lavagem de dinheiro oriundo de venda de ouro ilegal no ano de 2023. Entre irmãos, sobrinhos e aliados, Denarium não fica de fora. O governador tem três cassações por crimes de compra de voto durante campanha eleitoral em Roraima, sendo um dos governadores que mais acumulou cassações na história do país.
Grande quantidade de armas
Fabrício Almeida, sobrinho do governador, também já foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investigava lavagem de dinheiro oriundo da extração ilegal de minérios. Na ocasião, os policiais federais encontraram um verdadeiro arsenal na casa de Fabrício. Na prisão desta quinta-feira (23), já com a Polícia Civil, não foi diferente. Só que, além da grande quantidade de armas, a Polícia Civil encontrou uma grande quantidade de drogas.
Se isentou
Em nota, o Governo de Roraima disse que vinha a público reafirmar o posicionamento do governador Antonio Denarium contra qualquer tipo de atos ilícitos. Disse ainda que ele defende a apuração rigorosa de todos os fatos relacionados ao caso apresentado pela Polícia Civil de Roraima, dentro da legalidade. Caso a investigação confirme a ocorrência de crimes, o governador espera que os responsáveis sofram punição com o rigor da Lei. O governador também disse que reforça o seu compromisso inabalável com a ética, a transparência e a responsabilidade, sempre pautando o seu trabalho na honestidade e no respeito às leis, não tolerando qualquer conduta que desvie destes princípios.
Comprovar o compromisso
Agora vamos esperar se ele realmente tem todo esse compromisso com a verdade, a ética e tudo mais. Pois a delegada que investigou o caso, segundo informações, foi valente e cumpriu com o seu compromisso independente de quem sejam os suspeitos. Vamos ver se ela vai continuar na mesma delegacia, se vai continuar em Boa Vista ou se vão mandá-la para o interior, enfim, se não vai sofrer nenhum tipo de represália ou perseguição dentro do seu ambiente de trabalho.