O novo HGR é a materialização do bordão de Denarium: “dinheiro tem, falta gestão”

Denarium, junto com outros políticos, inaugurou o decepcionante Bloco E do HGR em março e ele já apresenta mais problemas que o antigo HGR que foi construído há 33 anos. Lá, até sangue escorre pelo teto

O novo HGR é a materialização do bordão de Denarium: “dinheiro tem, falta gestão”
Foto: Divulgação

Dinheiro tem…

A obra do Bloco E que virou o “Novo HGR” custou mais de R$ 40 milhões. Mas, as denúncias e reportagens indicam que esse dinheiro não teve uma boa gestão. Pois, desde inaugurado, o prédio apresenta problemas na estrutura. Aliás, antes mesmo disso, o forro da área de conveniência de um dos andares despencou. Não aguentou nem a primeira chuva do ano. E depois disso, só problemas e mais problemas. A obra, conduzida e inaugurada por Edilson Damião, então secretário de Infraestrutura e agora vice na chapa de Denarium é o verdadeiro retrato do que o atual governador dizia sobre a Sesau na campanha passada para ganhar votos: “dinheiro tem, falta gestão”.

Virando a página

O discurso de Denarium na pré-inauguração do “Novo HGR” era de que estava virando a página da saúde de Roraima. Entretanto, não é apenas um hospital que tem esse poder. É preciso mais que isso: GESTÃO. Precisa também de outras unidades de saúde funcionando. E precisa, da mesma forma, de atendimento digno aos pacientes. O termo virar a página virou apenas discurso político. Assim como a frase “dinheiro tem, falta gestão”. Porque Denarium conseguiu mostrar que realmente não tem habilidade para lidar com a saúde do povo. Porque para isso, precisa muito mais que dinheiro e gestão: tem que saber cuidar de pessoas.

Mais do mesmo

O “Novo HGR” essa semana ganhou as manchetes dos principais jornais de Roraima. As imagens que servidores divulgaram pareciam cenas de filme de terror. Inacreditavelmente, havia sangue escorrendo pelo teto da unidade. O prédio inaugurado há cinco meses já apresenta problemas na tubulação. E a pergunta que todos fazem até agora: de onde vinha o sangue? Mas, a Sesau deixou todos sem resposta. Dessa vez não tinha como a secretaria desmentir a denúncia como faz com pacientes. Pois o vídeo é claro. O “Novo HGR” também tem problemas no sistema de refrigeração. Parte de um andar da unidade virou alvo de inúmeras denúncias durante mais de um mês. Conforme acompanhantes e pacientes, eles estavam lá, no bloco cheio de beleza por fora e calor por dentro. E, por fim, ao escolher chamar o prédio de “Novo HGR”, o Governo acertou. Porque a unidade tem os mesmo ou mais problemas que o “Velho HGR”.

Tão assustadora quanto o HGR

A maternidade improvisada no 13 de Setembro também o novo cenário de filme de terror de Roraima. As inesquecíveis imagens de gestantes caminhando nos corredores com seus bebês na barriga e lençóis nas mãos para fugir da chuva marcou a memória dos roraimenses. Além da estrutura improvisada e precária, as mulheres agora têm também medo da chuva. Graças a Deus que o inverno já está perto de acabar, não é? Porque a reforma da maternidade segue sem previsão de ter um fim. Só sabe, que de concreto mesmo, lá rolou muitos milhões.

Silêncio

O que assusta tanto quanto as imagens estarrecedoras do sangue no HGR e dos alagamentos na maternidade é o silêncio dos parlamentares. Alguém viu ou ouviu algum deputado ou senador se pronunciar para prestar apoio aos pacientes? Soldado Sampaio e Hiran Gonçalves, que estiveram na inauguração do “Novo HGR” e fizeram extensos discursos políticos se pronunciaram sobre esses absurdos? E o próprio governador? Onde ele estava nesses momentos? E o Ministério Público? Tem alguém interessado em resolver os problemas dos milhares de pacientes? A gente sabe que dinheiro tem, falta gestão e FISCALIZAÇÃO também.

Perguntas?

  • Qual o motivo do silêncio dos políticos em relação ao sofrimento de pacientes da rede estadual?
  • Se para se eleger, Denarium criticou tanto a saúde, por que agora ele não se pronuncia?
  • Até quando vai continuar essa forma desumana de tratamento com os pacientes de Roraima?

 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x