O temido retorno de Cecília Lorezon na Sesau

Depois de passar pela CPL, Sesau e Cerr, a advogada Cecília Lorezon retorna à Sesau. Ela volta ao cargo após a saída de Leocádio Vasconcelos.

O temido retorno de Cecília Lorezon na Sesau
Secretária de Saúde Cecília Lorezon e o governador Antonio Denarium – Foto: Divulgação/Secom-RR

O retorno

Depois de passar pela CPL, Sesau e Cerr, a advogada Cecília Lorezon retorna à Sesau. Ela volta ao cargo após a saída de Leocádio Vasconcelos. Ele já vivia pedindo para sair da problemática secretaria (nem precisa dizer o motivo). E recentemente ele teve um problema de saúde sério. Mas o que levou Denarium a colocar Cecília de volta na direção da Sesau? A passagem dela por lá foi cheia de denúncias, problemas, enfim, não foi nada bom. Quem não deve estar gostando nada do retorno de Cecília são os servidores.

Greve

Um dos fatos mais marcantes da passagem de Cecília na secretaria, com certeza foi a greve da enfermagem. Os servidores paralisaram as atividades por 41 dias. Entre as reivindicações, eles cobravam o PCCR da categoria. Ocorre que Cecília mandou colocar falta nos grevistas. E isso deixou todos muito chateados na época. Mas a ditadura da então secretária durou pouco tempo, pois, preocupado com sua imagem, Denarium exonerou Cecília e a enviou para a Cerr, onde ela ficou longe de confusão por mais de um ano.

Investigações

A novamente secretária de Saúde do Estado foi denunciada pelo Ministério Público de Contas por suspeitas de irregularidades em contratos e compra de medicamentos sem licitação. Depois Cecília foi investigada pela CPI da Saúde.

Desorganização

A Saúde do Estado não é a única a ser desorganizada em Roraima. A Educação também anda mal das pernas. É que a Seed adiou o retorno às aulas, previsto para ontem (7). O motivo? Falta de estrutura nas escolas e de organização da secretaria. A Seed, após dois anos de aulas remotas, nem se quer se deu ao trabalho de providenciar álcool em gel e máscaras para alunos e funcionários. Por exemplo, ontem a secretária Leila, cunhada de Denarium, entregou cartões com R$ 5 mil para cada escola providenciar esses itens.

Enquanto isso…

Enquanto isso, os alunos de Boa Vista retornaram às aulas com 100% das turmas presenciais e com todos os equipamentos e itens de proteção contra a Covid-19. Os depoimentos dos pais foram intensos. Alguns disseram que ficam tensos por deixar os filhos pela primeira vez na escola, mas que confiam  na gestão da prefeitura com relação à Covid-19. A estrutura das escolas também está impecável. Além disso, as equipes escolares voltaram com salários em dia e atualizados.

Escândalo nacional

A matéria divulgada pelo Roraima em Tempo sobre a compra supostamente irregular de tratores pela Secretaria de Agricultura tomou proporções nacionais. A Folha de São Paulo também publicou a notícia. De acordo com denúncia feita ao MP, a Seapa direcionou a licitação quando exigiu que os tratores sejam de fabricação nacional. Isso prevaleceu apenas uma empresa. Apesar de o MP ter recomendado a suspenção do processo, a Seapa deu andamento. Ou seja, nem se importou com a legislação. Enfim, em ano eleitoral vale tudo.

Perguntas

  • Por que Denarium faz tanta questão de manter a advogada Cecília Lorezon na Saúde?
  • Mas será que não existe ninguém em Roraima que possa administrar a Sesau? Só Cecília?
  • Qual o motivo de a Seed não se preparar para o retorno às aulas?

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco Diones

vai desviar até o ultimo centavo da secretária de Saúde….parabéns DEnarium pinoquio

1
0
Would love your thoughts, please comment.x