Obra do Centro de Radioterapia é do Governo Federal e não de Hiran Gonçalves

Sempre que o senador fica sabendo que a conclusão do Centro está prestes a sair, ele vai para as redes sociais fazer propaganda como se a obra fosse dele

Obra do Centro de Radioterapia é do Governo Federal e não de Hiran Gonçalves
Senador Hiran Gonçalves (PP) – Foto: Reprodução/Facebook/Hiran Gonçalves

O Governo Federal vai retomar a obra do Centro de Radioterapia. A ministra Nísia Trindade está chegando em Roraima para assinar a ordem de serviço na tarde desta segunda-feira (17).

A construção iniciou no final de 2018, mas de 2019 para cá só passou por problemas e acabou sendo totalmente paralisada quando já não faltava muita coisa pra concluir.

Nesse período, o senador Hiran Gonçalves (Progressistas) fazia propaganda da obra como se fosse um feito dele. O governador Antonio Denarium (Progressistas), seu aliado, chegou até prometer concluir a obra em seu plano de governo nas eleições de 2022. No entanto, virou somente mais uma promessa não cumprida pelos dois políticos na área da saúde.

Após a posse do atual Governo Federal, o Ministério da Saúde imediatamente abriu licitação para contratar empresa para concluir o Centro de Radioterapia de Roraima. Entretanto, a licitação deu deserta. Ou seja, não houve interesse de empresas.

Quando soube da iniciativa do Governo Federal, Hiran já fez publicações nas redes sociais para que parecesse que a iniciativa era dele. Assim como ele fez novamente há duas semanas, quando ele soube que a ordem de serviço estava para sair.

O senador chegou a ir até o local da obra para mostrar que estava invadido por migrantes e cobrou isso do Governo Federal. Mas, fora esse oportunismo político, o senador nada fez para resolver os problemas que impediam a conclusão da obra. Nem mesmo emenda para isso ele alocou. Sua maior ação mesmo foi apenas publicar nas redes sociais.

Enquanto isso

Enquanto Hiran Gonçalves faz propaganda nas redes sociais com a obra que não é dele, os pacientes de câncer continuam sendo obrigados a se deslocar milhares de quilômetros para fazer Radioterapia em outros estados.

Mas antes disso, eles precisam de autorização do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). E ainda dependem das passagens dadas pela Secretaria e da ajuda de custo para que possam se manter com acompanhantes nas cidades onde conseguem vaga para tratamento.

E é comum os jornais publicarem denúncias de familiares de pacientes oncológicos, depois que a Sesau atrasa o pagamento do TFD e eles ficam sem auxílio financeiro em outros estados. Muitos fazem até ‘vaquinhas’ para conseguirem se manter. Enquanto isso, Hiran trabalha nas redes sociais.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x