Ovos de mosca, tapuru e lagarta: quem fiscaliza a comida servida nos hospitais de Roraima?

Faltam protocolos eficazes de controle de qualidade, fiscalização rigorosa e responsabilidade na gestão dos contratos com empresas fornecedoras. Enquanto isso, quem precisa de cuidado recebe descaso no prato

Ovos de mosca, tapuru e lagarta: quem fiscaliza a comida servida nos hospitais de Roraima?
Foto: Arquivo pessoal

Lagarta na marmita 🐛

Uma mulher que acompanhava a cunhada na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth relatou ao Roraima em Tempo que a paciente teve uma experiência desagradável com a refeição servida na unidade hospitalar. Ela encontrou uma lagarta dentro da marmita do jantar e só percebeu que havia algo errado ao levar o alimento à boca e sentir uma textura incomum. Assustada, cuspiu imediatamente e viu que se tratava do inseto. Experiência repulsiva!

Fiscalização 🤐

O episódio expõe um problema recorrente nos hospitais do Estado: a falta de fiscalização na qualidade das refeições servidas a pacientes, acompanhantes e servidores. E esta está longe de ser uma ocorrência isolada. Já houve denúncia de marmita com larvas no Hospital Geral de Roraima (HGR) e outro caso em que o alimento foi entregue com ovos de mosca (este último caso, com vídeo com mais de 600 mil vizualizações no Instagram do jornal). São situações inaceitáveis, que colocam em risco a saúde de quem já está vulnerável e escancaram a negligência com o que deveria ser básico: comida segura e digna em ambiente hospitalar.

Problema 🍛

Vale lembrar que a presença de insetos e outros materiais estranhos na alimentação dos pacientes é apenas a ponta do iceberg. O problema é mais profundo: faltam protocolos eficazes de controle de qualidade, fiscalização rigorosa e responsabilidade na gestão dos contratos com empresas fornecedoras. Enquanto isso, quem precisa de cuidado recebe descaso no prato.

Cerr

No último sábado, 28, a Justiça do Trabalho havia suspendido a liminar que impedia a demissão em massa dos servidores concursados da Companhia Energética de Roraima (Cerr). A decisão atendeu a um recurso do Governo do Estado, que argumentou que a permanência dos contratos atrapalhava o cronograma de liquidação da empresa.

Reviravolta 🌪

Ontem o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, desembargador Jorge Alvaro Marques, decidiu restabelecer a liminar que havia barrado os desligamentos. Com isso, as demissões seguem suspensas até o julgamento final da Ação Civil Pública, que continua em tramitação na 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista. Ainda ontem, foi realizada uma audiência de justificação, com a presença das partes envolvidas, para discutir os desdobramentos do caso.

TCE-RR

O Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) realiza sessão especial nesta terça-feira, 1º, em homenagem ao conselheiro Manoel Dantas que se despede do órgão. Desse modo, em poucos dias a vaga dele deve ficar oficialmente aberta para que o governador Antonio Denarium indique o novo conselheiro. Esse nove deve ser aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Acordo

Como já dito por aqui anteriormente, o nome mais cogitado para a vaga é o de Mecias de Jesus, senador e presidente do Republicanos em Roraima. De acordo com uma fone desta coluna, o parlamentar não tem expectativa de ser reeleito, pois está com o nome em baixa. Dessa forma, deve concorrer à vaga no TCE, que será para ele como um descanso, comparado à rotina que tem como senador. Ainda conforme a fonte, Mecias já teria até mesmo fechado um acordo com o governador para indicar seu nome, em vez de indicar a esposa do seu operador, o empresário Disney Mesquita.

Pelo visto, o desenrolar desta vaga começa esta semana.

Da Redação

Comentários

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x