Phenix é um velho conhecido da Justiça por fraudes em pesquisas

O Instituto Phenix, conhecido em todo o país pelas pesquisas fraudulentas, divulgou pesquisa de intenção de votos em Roraima

Phenix é um velho conhecido da Justiça por fraudes em pesquisas
Instituto Phoenix, responsável pela sondagem, responde a processos por suspeita de fraudar pesquisas eleitorais – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo/Edinaldo Morais

Phenix velha conhecida

O Instituto Phenix, conhecido em todo o país pelas pesquisas fraudulentas, divulgou pesquisa de intenção de votos para Governo em Roraima. Nela, Antonio Denarium aparece com uma pequena diferença na frente de Teresa Surita. Além desses dois, a pesquisa indica o ex-governador Neudo Campos, o deputado estadual Evangelista Siqueira e o pastor Isamar Ramalho. Vale lembrar que Neudo está cumprindo prisão domiciliar e impedido de concorrer a qualquer cargo público. Por outro lado, pastor Isamar, segundo fontes da coluna, pretende concorrer ao senado e, Evangelista Siqueira, até o momento não se manifestou sobre concorrer ao cargo de governador do Estado.

Enrolado na Justiça

O chefe do Instituto Phenix tem problemas com a Justiça devido às pesquisas duvidosas Brasil a fora. Ele tem, inclusive, condenação de dois anos de prisão por crime eleitoral. Nas eleições de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a divulgação de uma pesquisa para a Prefeitura de Taubaté, pois considerou erros grosseiros no questionário, como o nome de uma das candidatas escrito de forma errada. Além disso, o instituto não apresentou a nota fiscal do serviço.

Igual ao Ottaci

A pesquisa de Denarium está parecida com as pesquisas divulgadas por Ottaci quando ele concorria à Prefeitura de Boa Vista em 2020. Todos os resultados o colocavam em primeiro lugar, mas nas urnas Arthur Henrique comprovou a força política de Teresa e foi eleito com mais de 85% dos votos. E mesmo com toda a quantidade de candidatos e grupos políticos considerados fortes em Roraima, Arthur quase ganhou no primeiro turno.

Preocupado

Parece que Denarium está realmente muito preocupado com o cenário político que ele mesmo criou ao seu redor. Além da pesquisa da Phenix, está rolando nos grupos de WhatsApp uma pesquisa on-line onde apenas ele e Teresa são as opções para o Governo. Durante todo o dia de ontem e de hoje os cargos comissionados enviaram o link da pesquisa repetidamente nos grupos, assim como no privado de muitas pessoas. Além disso, Denarium que sempre repetiu aos quatro cantos de Roraima que iria acabar com a dependência das pessoas do Estado, agora entrega cesta básica e brinquedos. Ele descobriu que isso dá voto e agora, que está chegando a campanha, vai usar para tentar a reeleição.

Milagre

Parece que a aproximação das eleições realmente faz milagre, pois Denarium já começou a divulgar uma grande festa para o Dia do Servidor. Se comparar com a mudança radical que ele teve de pensamento, os servidores podem esperar que vai ter festa no Parque Anauá com distribuição de brindes. Depois de passarem três anos sem conceder nenhum tipo de valorização aos servidores, agora Denarium vai finalmente enxergar essas pessoas. Em contrapartida, pelo que se ouve falar nos bastidores, os funcionários do Estado não têm simpatia pelo governador. Até propagando do pagamentos dos servidores Denarium faz, como se estivesse fazendo um favor. A aproximação das eleições fez ele mudar de ideia, mas se for reeleito, como vai ser?

Falando nisso

Com tanta propaganda de contas do Governo em dia e com quase R$ 2 bilhões guardados no cofre, os servidores nunca receberam aquele aumento de 4,5%. Já são quase três anos de Governo e os funcionários nunca receberam nada da atual gestão, além de trabalho. Dessa forma, não adianta fazer tanto barulho com dinheiro do Governo se benefício algum chega ao povo. Mas querer fazer agora tudo o que não fez em três anos é querer usar os servidores para se reeleger.

Perguntas

– Por quê Denarium não fez nada pelos servidores nos anos anteriores?

– Qual o motivo de tantas pesquisas? Querem blefar com a opinião pública?

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x