Retomada de julgamento de Denarium movimenta bastidores da política em RR

A primeira ação pública do governador após o TSE marcar a data da retomada do processo, foi indicar o amigo Mecias de Jesus ao TCE, como se o próximo a assumir o Governo não pudesse fazer

Retomada de julgamento de Denarium movimenta bastidores da política em RR
Governador Antonio Denarium e senador Mecias de Jesus – Foto: Secom-RR

Retomada

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou a retomada do julgamento do governador Antonio Denarium (PP) para o próximo dia 26. Parado há um ano, o processo cassou os mandatos de Denarium e do seu vice, Edilson Damião (Republicanos), por corrupção eleitoral (compra de votos). O processo é referente à terceira cassação, que julgou acusações de uso do dinheiro público que soma mais de R$ 200 milhões nas eleições de 2022.

Novas eleições

Se o TSE confirmar a cassação, novas eleições serão realizadas em Roraima, em que os eleitores irão novamente às urnas escolher um novo governador ou governadora. O TSE deve notificar o TRE-RR de forma imediata. Em seguida, o TRE-RR deve planejar a eleição suplementar e convocar sessão para apresentar prazos de registro de candidatura e outros detalhes. As eleições devem ter duração de 30 a 60 dias. Enquanto isso, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) é quem assume o Governo do Estado. No caso, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

Sem manifestação

Dessa vez, não houve manifestação de servidores publicando foto do ou com o governador como nas outras vezes em que ele foi cassado ou que o julgamento foi marcado. Anteriormente, mesmo com a comprovação de que ele gastou cerca de meio bilhão de dinheiro público para comprar votos, o que se via nessas situações era várias publicações com um texto parecido, que colocava Denarium como uma vítima de perseguição. A pergunta é: a manifestação dos servidores era de iniciativa própria ou havia uma manipulação por trás?

E o TCE-RR?

E a movimentação política em Roraima não acaba e nem fica pouca. Após a divulgação da data para a retomada do julgamento de Denarium, os bastidores para a escolha do conselheiro do Tribunal de Contas de Roraima tiveram um novo capítulo. Denarium assinou o documento com a indicação de Mecias de Jesus ainda na noite de sexta-feira, 15. Com a possibilidade da confirmação da cassação, o governador correu para indicar seu amigo senador. Mas qual será o motivo de tanta pressa? Parece até que o próximo governador a assumir não poderia ou não iria querer fazer essa indicação…

Teresa

A ex-prefeita Teresa Surita (MDB) fez uma comparação da saúde na sua gestão com  a saúde do Governo na gestão de Denarium. Ela citou uma reportagem que mostra o aumento de 70% de mortes de bebês na maternidade estadual em apenas um ano. Teresa então disse que foi prefeita de Boa Vista cinco vezes, e deixou conquistas para a cidade que até hoje fazem diferença na vida das pessoas. “Me orgulho de ter deixado a Prefeitura com 93% de aprovação”, destacou. “E jamais vou me conformar com o descaso com que este governador trata a nossa população”, ressaltou no final do texto.

Da Redação

Comentários

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x