Roraima foi o 2º estado que mais registrou compra de votos nas eleições 2022

Investigações A corporação abriu 14 investigações relativos a práticas de crimes eleitorais em Roraima entre os dias 25 de setembro a 2 de outubro. Um número relativamente baixo, considerando que Roraima foi o 2º estado com amis compra de votos. Além disso, o número de aglomerações de manifestações não silenciosas neste domingo de eleições foi grande. […]

Roraima foi o 2º estado que mais registrou compra de votos nas eleições 2022
Agentes da Polícia Federal na produtora – Foto: Gabriel Cavalcante/Roraima em Tempo

Investigações

A corporação abriu 14 investigações relativos a práticas de crimes eleitorais em Roraima entre os dias 25 de setembro a 2 de outubro. Um número relativamente baixo, considerando que Roraima foi o 2º estado com amis compra de votos. Além disso, o número de aglomerações de manifestações não silenciosas neste domingo de eleições foi grande. Por outro lado, 3 dias antes das eleições, agente federais cumpriram 9 mandados de busca e apreensão para apurar um esquema de comora de votos. Vários desses na casa e escritórios de Disney Mesquita, o operador financeiro da campanha de Antonio Denarium.

Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também lançou um boletim relativo ao primeiro turno no país e Roraima liderou em números de prisões por crimes eleitorais e ficou em 2º lugar em ranking de compra de votos. Já sobre dinheiro apreendido, o gráfico do Ministério colocou Roraima entre R$ 87 mil e R$ 205 mil. Ou seja, a eleição em Roraima pode ter sido realmente comprada. Agora é aguardar o resultado das 14 investigações da PF.

Bolsonaro X Lula

No cenário nacional, Lula e Bolsonaro protagonizaram uma verdadeira briga de gigantes. O ex-presidente surpreendeu eleitores do atual presidente da República e até mesmo o próprio Bolsonaro, por ter recebido mais da metade dos votos válidos da população. A apuração foi apertada do começo ao fim e deixou milhões de brasileiros aflitos. Em Roraima, Bolsonaro recebeu o apoio da grande maioria da população. Com cerca de 360.00 mil eleitores em Roraima, 69,57% deles votaram no atual presidente. O maior percentual do Brasil. Lula ganhou em apenas um município do estado, no Uiramutã, com 3.600 votos, deixando Bolsonaro com 1.709.

Manifestação

Após o resultado das eleições em Roraima, Teresa Surita e Romeo Jucá se manifestaram. Eles agradeceram pelos votos que receberam. Teresa destacou que a campanha foi desigual onde a máquina pública foi colocada a serviço de um projeto de poder, baseado no dinheiro e não na promoção do bem estar das pessoas. Em contrapartida, Jucá disse que seguirá defendendo a população e mantém a esperança de ver o Estado desenvolvido, com serviços públicos que funcionam de verdade e oportunidades para todos.

Organização

O TRE-RR deu um show nas Eleições 2022. Durante todo o período, o órgão condenou candidatos que tiveram condutas em desacordo com a Lei Eleitoral. Além disso, prestou serviços aos eleitores para garantir a tranquilidade do pleito deste ano. Por exemplo, reforçou quase que diariamente a mudança do horário de votação e endereços de seções em Roraima, disponibilizou o “disque-eleitor” para que a população pudesse tirar dúvidas em relação aos locais de votação e à regularidade dos títulos. Por fim, deu total transparência durante todo o processo eleitoral. Está de parabéns!

 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x