Roraima ocupa topo do ranking de violência contra a mulher há vários anos, mas só agora Estado criou plantão especial para acolher denúncias

Em um Governo onde sobra dinheiro e falta gestão, a mulher não é prioridade

Roraima ocupa topo do ranking de violência contra a mulher há vários anos, mas só agora Estado criou plantão especial para acolher denúncias
Fachada da Casa da Mulher Brasileira – Foto: Divulgação

Ranking vergonhoso

O número de casos de violência contra a mulher em Roraima é alarmante. Foi o que revelou o Anuário de Segurança Pública publicado no último dia 18. Os dados apontaram que o estado lidera o ranking de crimes de estupros e que a maioria das vítimas são as mulheres. Foram 716 registros, quase dois por dia, no ano passado. Em 2022 por exemplo, a reportagem já noticiava que o estado tinha a segunda maior taxa do país em crimes de violência doméstica. São pódios vergonhosos e preocupantes para se estar.

Antes tarde do que nunca

Aliás, o que também chama a atenção é que embora a imprensa já venha repercutindo os números, somente agora o Governo de Roraima criou o plantão 24h para atender especialmente os casos  de violência contra elas na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Antes o plantão só funcionava na Central de Flagrantes. Fica aqui a pergunta: por que a demora do Governo para que a Polícia Civil de Roraima criasse o plantão para dar mais celeridade aos serviços? Vale lembrar que ano passado, o governador Antonio Denarium até mostrar serviço que sequer sua gestão deu conta como mostram os números, resolveu desfilar com várias viaturas da polícia pela cidade.

Enquanto isso no interior…

Enquanto isso no interior de Roraima, o delegado de Rorainópolis foi afastado pela segunda vez pelo mesmo crime: prevaricação, ou seja, ele deixou de cumprir suas funções. Ele se omitia principalmente em crimes de violência doméstica. A situação só piora. O delegado que deveria acolher e incentivar as vítimas a dar continuidade nas denúncias era quem dizia a elas para não voltarem na delegacia. Casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes eram algumas dessas denúncias. Um verdadeiro desserviço à população. E o pior: o salário do delegado é pago pela própria população.

“Olha a organização! É mentira!”

O  São João do Anauá 2024 , o Arraial do Governo de Roraima, deveria ser uma festa para levar alegria à população e valorizar a cultura. Contudo, já se transformou em um evento marcado pela desorganização. A festa acontece após dois adiamentos, nota de repúdio de quadrilheiros, cancelamento de shows e valores exorbitantes. Até aqui, nada o que se comemorar.

Por outro lado

Por outro lado, oque não falta é dinheiro. Em um rápido levantamento, a RR Alerta apurou que, somente na estrutura do São João do Anauá, o Governo está gastando R$ 9 milhões. Na ornamentação, que por sinal não tem nada que chame atenção, foram quase R$ 800 mil. E tem ainda os shows de artistas nacionais que devem dar uma boa soma. Afinal, dinheiro tem… falta gestão.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x