Servidores do Estado não receberam reajuste atrasado desde 2015

Os servidores do Estado começaram a se manifestar nas redes sociais sobre a desvalorização que vivem na atual gestão.

Servidores do Estado não receberam reajuste atrasado desde 2015
Foto: Arquivo Roraima em Tempo/Edinaldo Morais

Servidores desvalorizados

Os servidores do Estado começaram a se manifestar sobre a desvalorização que vivem na atual gestão. Isso ocorre depois dos benefícios anunciados pelo prefeito Arthur Henrique para o Dia do Servidor. Ele concedeu reajuste de mais de 9% no salário, vale transporte e auxílio alimentação, entre outros. Enquanto isso, Denarium sorteou brindes em um evento no Parque Anauá, mas nem toca no assunto de valorização dos servidores. Antes de mais nada, vale ressaltar que o reajuste dos servidores estaduais está atrasado desde 2015.

Nem com sorteio de carro

Por conta disso, poucas pessoas compareceram ao evento no Parque. As imagens de vídeo das redes sociais do governador mostram poucas pessoas no forródromo. Elas se aproximam apenas no momento do sorteio dos brindes. É evidente que os funcionários não acreditam nessa mudança do governador de valorizá-los apenas agora que as eleições estão chegando. Três anos de gestão se passaram no governo Denarium e os servidores só receberam trabalho e ainda fazem cota para comprar insumos se não o governo não funciona. No Palácio do Governo, por exemplo, as servidores tinham que comprar até papel higiênico. Fontes da redação revelaram que quando Soldado Sampaio assumiu a Casa Civil não conseguiu esconder a surpresa em saber que a despesa com a manutenção do Palácio era de apenas de R$ 3 mil. Não é para menos. Os próprios servidores que pagavam para trabalhar!

Em contrapartida…

Em contrapartida, o governador anda em uma SUV Blazer do Governo, e só toma água mineral (os servidores do Palácio tomam água da torneira).  Mas durante a campanha ele prometeu que na sua gestão ninguém andaria nos carros oficiais, incluindo secretários.

Cautelares

Na manhã de hoje chegaram informações a esta coluna de que há suspeitas que o deputado Jalser Renier descumpriu medidas cautelares impostas pela Justiça de Roraima por duas vezes. Um desses descumprimentos é grave e pode levar à prisão dele novamente. As fontes indicam que as provas já estão com o Ministério Público de Roraima (MPRR) que deve pedir a prisão do parlamentar nos próximos dias.

Viagens

Apesar e todos os indícios da participação do deputado Jalser no crime contra o jornalista Romano dos Anjos, O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu a liberdade ao parlamentar.  Isso por causa da imunidade que o mandato lhe dá. Das mesma forma, a Justiça de Roraima (que decidiu pela prisão) autoriza Jalser a viajar para Brasília todas as vezes que ele solicita. Inclusive, Renier faz os pedidos às vésperas das viagens e, mesmo assim, recebe a autorização.

5 milhões de mortes

O mundo chegou a 5 milhões de mortes por Covid-19 nesta segunda-feira (1º). Por outro lado, aqui em Roraima o número é de 2029 óbitos. Atualmente, 22 mortes estão em investigação na Secretaria Estadual de Saúde. Como resultado, os números podem subir. Logo no início da pandemia, o governador Antonio Denarium afirmou que Roraima teria no máximo 300 mortes causadas pela pandemia. Mas, infelizmente ele próprio não incentivou nem aplicou medidas de combate, pois intensificou viagens com comitivas “aglomerosas” no interior do Estado. Grande parte dessas 2 mil mortes poderiam ter sido evitadas com medidas mais efetivas. Em contrapartida, com o avanço da vacinação o número de casos e morte começaram a cair. Mas isso, com o trabalho das prefeituras dos municípios que fizeram campanhas desde janeiro deste ano.

Insegurança

O Ministério da Segurança anunciou no fim da semana passada que vai retirar a Foça Tarefa de Intervenção Penitenciária das unidades prisionais de Roraima. E neste domingo agentes que atuavam Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC) já deixaram o Estado. De acordo com informações, outros 25 irão embora nesta segunda-feira (1º). A medida é preocupante, pois sem os agentes a Pamc pode entrar em colapso novamente. Desde que a FTIP entrou na unidade, acabaram os homicídios lá dentro, as revistas com centenas de objetos apreendidos, assim como as ordens de mortes aqui fora.

Não chama os policias penais

A preocupação se torna ainda maior devido ao fato de o governo não nomear os novos policiais penais. Conforme eles, está tudo pronto, pois já estão completamente preparados para assumirem os seus postos. Os agentes já fizeram até protesto, mas o governo ainda não deu previsão da nomeação. De acordo com o próprio secretário de Justiça, André Fernandes, a FTIP ficaria aqui só até os novos agentes estarem aptos a assumirem os cargos. Sendo assim, o que está faltando?

Continua cassado

O deputado Odilon Filho (Patri) comemorou nas redes sociais que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou a ação de cassação do seu mandato improcedente. Acontece que no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o parlamentar continua cassado. Desse modo, a ação de cassação local continua.

Perguntas

  • O que Denarium está esperando para convocar os novos policiais penais?
  • Por que o governo não concede o reajuste dos servidores, atrasado desde 2015?

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x