O jornal O Globo, de alcance nacional, publicou uma matéria na última terça-feira, 5, em que projeta uma possível movimentação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a retomada de julgamentos considerados polêmicos, que estavam parados na Corte para “não contaminar” as eleições municipais.
Conforme o veículo, interlocutores do Tribunal Superior avaliam que, diante de uma eleição considerada exitosa e com o TSE fora do foco, é possível que haja a inclusão na pauta de julgamento a ação que pode levar à perda do mandato do governador de Roraima.
A análise do recurso de Antonio Denarium chegou a ser iniciado pelos ministros no dia 13 de agosto, quando houve as sustentações orais dos advogados de defesa e acusação. O julgamento foi suspenso e remarcado para o dia 20 daquele mês, mas foi tirado da pauta sem justificativa. Vale lembrar que o governador de Roraima já foi cassado três vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Se a Corte Superior decidir contra o gestor, seu destino será selado, com a determinação de novas eleições no estado.
Denarium foi cassado por abuso de poder econômico nas eleições de 2022. O governador e seu vice, Edilson Damião, foram acusados de usar os programas sociais Morar Melhor e Cesta da Família, além da transferência de recursos em período vedado, para se beneficiarem eleitoralmente.
Ainda de acordo com o jornal O Globo, nos bastidores do TSE, as acusações contra Antonio Denarium são vistas como graves. Até o momento, o julgamento de seu recurso na Corte Superior segue sem data definida.