O Roraima em Tempo recebeu a informação de que a Universidade Estadual de Roraima (UERR) pode ter as atividades suspensas por causa de déficit orçamentário. Segundo repassado à redação, a instituição não tem recursos para pagar terceirizados, preceptores dos curso de Medicina e Enfermagem, entre outras despesas.
Ainda de acordo com informações enviadas à reportagem, o orçamento da Universidade cobre apenas salários, décimos e férias de funcionários. “Até algumas progressões estão comprometidas, pois não estavam na previsão orçamentária”, destacou a mensagem.
Em reunião com o Conselho Universitário (Conuni), o reitor Cláudio Delicato teria pedido a colaboração dos professores, acadêmicos e técnicos para que compareçam em uma Audiência Pública que acontecerá na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) no dia 28 de maio, onde a UERR terá 10 minutos de fala para defender a importância da instituição de ensino superior.
Uma nova reunião com o Conuni deve ocorrer no dia 16 de maio para discussão de sugestões e argumentos a serem levados à Audiência.
É triste ver que uma instituição, que tem quase 20 anos de existência e é de suma importância para a educação superior no Estado de Roraima, esteja esquecida dessa forma, deixando centenas de alunos e futuros profissionais desamparados.
Em nota, o Governo do Estado disse que assuntos como esse são frequentemente discutidos entre a reitoria da instituição e o Poder Executivo estadual, e prima para que tanto a administração direta como a indireta honrem os compromissos financeiros em dia, e que qualquer desequilíbrio nas contas seja analisado e tomadas as medidas cabíveis.