O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a desnutrição das crianças Yanomami em Roraima é uma situação absurda. Ele fez o comentário no Twitter ao confirmar que vem para Roraima neste sábado (21).
Do mesmo modo, Lula acrescentou que o Governo Federal oferecerá suporte aos Yanomami e que atuará juntamente com os ministros para isso.
“Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã viajarei ao Estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”.
Por outro lado, Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, também se posicionou nas redes sociais. Ela disse que trata-se de uma “ação interministerial de emergência”.
“Nossos parentes Yanomami enfrentam uma crise humanitária e sanitária. É inadmissível ver nossos parente morrerem de desnutrição e fome”.
Uma equipe do Ministério da Saúde encarregada de elaborar um diagnóstico sobre a situação da saúde dos indígenas que vivem no território Yanomami chegou em Roraima no último dia 18.
“Nos últimos anos, a população Yanomami passou por desassistência e dificuldade de acesso aos atendimentos de saúde. Casos de desnutrição e insegurança alimentar, principalmente entre as mais de 5 mil crianças da região, foram registrados”, destacou o Ministério.
Além disso, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) também vem denunciando a situação. Em abril do ano passado, a entidade entregou ao então ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, uma carta assinada por lideranças indígenas que descrevia um “cenário de guerra” na região, com morte de crianças pelos mais diversos motivos. Da mesma forma, as lideranças denunciaram também o desvio de verbas que teriam como destino a saúde indígena.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido