Saúde

Ação judicial pede que Governo e Prefeitura de Pacaraima providenciem ambulâncias para o Samu

O Ministério Público de Roraima (MPRR) ajuizou uma ação na Justiça para que o Governo e a Prefeitura de Pacaraima providenciem duas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A ação pede ainda que os órgãos não realizem transporte de pacientes em qualquer outro veículo que não seja a unidade móvel de saúde adequada.

A necessidade da medida judicial se deu após a constatação de omissão dos gestores no fornecimento de ambulância do Samu em Pacaraima.

Conforme a promotor de Justiça, Felipe Hellu Macedo, além do fato de que apenas uma ambulância não supre a demanda do município, o veículo utilizado frequentemente necessita de reparos mecânicos por períodos longos.

Desde outubro de 2022, a ambulância encontra-se em manutenção, deixando a população carente de unidade pré-hospitalar móvel para atendimento de urgência e emergência.

Diante disso, o Ministério Público de Roraima então requereu liminar para a disponibilização de ambulâncias do Samu. O prazo é de 30 dias para execução da medida sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil contra os gestores.

Ainda segundo o promotor Felipe Hellu, desde outubro de 2022, Pacaraima está sem ambulância. E a central de regulação (que é de responsabilidade do Estado), tem ciência da situação.

“Com uma média de 20 a 25 remoções mensais para a capital, certamente, alguns pacientes sofreram e continuarão sofrendo, caso nada seja feito com a ausência de transporte adequado para a urgência. A situação é tão degradante que em casos extremos, a única saída é a condução do paciente numa maca. Ou na carroceria da caminhonete do Corpo de Bombeiros”, afirmou. 

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

19 minutos ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

60 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

1 hora ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

1 hora ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

3 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago