Saúde

Aedes Aegypti: índice de transmissibilidade da dengue, zika e chikungunya diminui em Boa Vista

Boa Vista registrou uma redução no índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. É o que aponta o 5o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), onde a média do índice de Infestação Predial (IIP) na região caiu de 3,9% para 2,8%.

O estudo é feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e corresponde ao período de 17 a 24 de outubro deste ano, com vistorias em 8.214 imóveis do município, perfazendo um total de 4,3%.

Segundo o coordenador de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores, Washington Alves, os dados têm se mostrado positivos.

“Os índices vêm baixando a cada novo levantamento, apesar das mudanças climáticas bem diferentes de anos anteriores, que interferem bastante nesses resultados […] Ainda assim, continuamos solicitando o apoio e a parceria da população”, ressaltou.  

Das 326 amostras positivas para larvas de Aedes aegypti, 93,3% correspondem a residências, comércios e outros e 6,7% em terrenos baldios. Dos 58 bairros pesquisados 24,1% foram classificados com alto risco, 41,4% com médio risco e 34,5% com baixo risco de infestação.

No entanto, o lixo continua no topo na lista de criadouros positivos encontrados nos imóveis de Boa Vista. Seguido por depósitos móveis (vasos/frascos, pratos, pingadeiras, bebedouros e outros).

Ações de combate à Aedes Aegypti

Ao contrário de outros municípios brasileiros, Boa Vista não vivencia surto ou epidemia de dengue. Ainda assim, a prefeitura continua reforçando as ações de combate no município com visitas domiciliares diárias para orientar a população na eliminação de criadouros; bloqueio vetorial para todos os casos notificados; controle vetorial em pontos estratégicos em oficinas e ferros velhos e cemitério; e intensificação de visitas aos sábados nos bairros classificados com alto índice de infestação em parceria com agentes comunitários de saúde (ACS).

A prefeitura reforça para que a população receba e fique atenta às orientações dos agentes em sua casa. Além disso, tire uns 10 minutos para fazer a vistoria em seus quintais, eliminando qualquer depósito que possa acumular água, jogando fora pneus velhos, virem as garrafas com a boca pra baixo, lavem a vasilha de água do animal de estimação regularmente e mantenham fechadas tampas de caixas d´água e cisternas.

Assim, caso apresente algum sintoma das doenças é necessário buscar uma unidade básica de saúde.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

9 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

11 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

12 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

13 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

14 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

15 horas ago