Saúde

Após anúncio de gravidez, sete profissionais da saúde são demitidas pelo Governo

Profissionais da saúde procuraram a reportagem nesta sexta-feira (3) para denunciar que foram demitidas pelo Governo do Estado após informarem que estão grávidas. Elas pretendem ajuizar uma ação.

Conforme as profissionais, sete mulheres passam pela mesma situação. A contratação das servidoras ocorreu por meio de um seletivo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

De acordo com a enfermeira Edicleia Coelho, ela trabalhou por um ano e seis meses em Rorainópolis e em Boa Vista. Após descobrir a gravidez ela pediu afastamento, devido à pandemia da Covid-19. Depois disso, a Sesau não renovou o contrato.

“Me informei com a coordenação da Sesau e uma servidora disse que a minha demissão fazia parte de ordens da direção do HGR. Perguntei se o motivo era a minha gravidez e ela confirmou. Além disso, a profissional afirmou que eu estaria ocupando o lugar de outra pessoa que poderia estar trabalhando”, contou.

‘Desrespeito’

Conforme Edicleia, a medida é um desrespeito com as servidoras que atuaram na linha de frente contra a Covid-19 no estado.

“Durante todo esse período de pandemia estive no Hospital Geral de Roraima (HGR), na linha de frente. Me consideravam uma boa profissional, mas eles decidiram não renovar meu contrato porque estou grávida e todos os outros continuam contratados. Outras mulheres estão sendo ameaçadas pelo RH. Eles dizem que se elas engravidarem serão demitidas”, relatou.

Outra servidora que não será identificada relatou ao Roraima em Tempo que contraiu a Covid-19. Por isso, ela ficou entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGR de janeiro à março deste ano.

Logo após receber alta, ela solicitou afastamento e seguiu com tratamento em casa. Contudo, em outubro deste ano, ao encaminhar o atestado de gravidez, o RH informou a servidora sobre a demissão.

“Passei todo esse período trabalhando, depois estive internada, tinha laudo médico. Agora, por causa da gravidez eles alegam que estão no direito deles e ficamos desamparadas”.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Sesau e aguarda retorno.

Fonte: Da Redação, Rádio 93FM

Yara Walker

Recent Posts

Roraima lidera aumento da taxa de feminicídio no país

Dados do Mapa de Segurança Pública mostram que mortes aumentaram em 100% entre os anos…

1 hora ago

Obra da Caer na av. Mario Homem de Melo atrapalha trânsito e causa congestionamento em Boa Vista

Conforme relato enviado à reportagem, Companhia abriu um buraco na via e motoristas tiveram que…

2 horas ago

Empresário de Rorainópolis é morto após levar tiros no meio da rua

Vítima conhecida como ‘Fábio da Bizu’ chegou a ser socorrida e levada ao Hospital da…

3 horas ago

Sarau solidário em Boa Vista arrecada produtos de higiene para mulheres do RS

Evento gratuito será realizado na sexta-feira (24) com uma vasta programação cultural, na cafeteria Podcast…

4 horas ago

Sebrae promove palestras com o empresário Thiago Careca durante a “Semana do MEI”

Palestras ocorrem nos dias 23 e 24 deste mês em Boa Vista e Rorainópolis. Thiago…

4 horas ago

Furto de joalheria em shopping de Boa Vista segue sem solução quase seis meses após o crime; advogado cobra repostas da polícia

Segundo advogado que atua no caso, o furto causou um prejuízo de R$ 2 milhões

5 horas ago