Saúde

Após denúncia à imprensa, governador anuncia pagamento de médicos

Após denúncia à imprensa de que os os médicos que atuam na rede estadual de Saúde e contratados no regime de Pessoa Jurídica (PJ), estavam sem receber, o governador Antonio Denarium (PP) anunciou o pagamento dos profissionais. A promessa foi feita nesta sexta-feira (16).

Os profissionais trabalham no Hospital Geral de Roraima (HGR), Pronto Atendimento Come e Silva, Maternidade Nossa Senhora de Nazareth e Hospital das Clínicas e publicaram uma nota de repúdio para cobrar providências da Secretaria de Saúde (Sesau) na quinta-feira (15).

Além disso, a reportagem pediu esclarecimentos sobre o atraso dos pagamentos. Em nota, a Sesau informou que estava priorizando os pagamentos referentes aos meses de janeiro, com todos os processos tramitando para a liquidação. Logo, os débitos anteriores referentes a 2023 iriam passar pelo reconhecimento de dívida para então serem liquidados.

Disse ainda que essa modalidade de contratação de médicos, ocorre por meio de credenciamento de empresa (Pessoa Jurídica), iniciou em julho de 2023. E, até o momento, credenciou mais de 50 empresas, totalizando mais de 150 profissionais médicos.

‘Direito constituído’

Dessa forma, os médicos ressaltaram na nota que o pagamento é um direito constituído. Além disso, o não pagamento está comprometendo o sustento familiar e pessoal dos profissionais. Além disso, a nota ressalta que quase 80% dos profissionais médicos das unidades de urgência, emergência e portas de entradas têm a contratação por PJ.

“Nós profissionais médicos […] vêm a publicar repudiar veemente e tornar público a nossa indignação pelos contratantes atrasos do pagamento da classe médica […] comprometendo a pecúnia de subsídios e sustento pessoal e familiar. Trazendo transtorno pessoais e mentais e insegurança financeira aos custeios das próprias despesas e da família”, dizia trecho da nota.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

1 hora ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

4 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

4 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

6 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

7 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

7 horas ago