Uma senhora de 92 anos, internada no Hospital Geral de Roraima (HGR), teve cirurgia cancelada por falta de material esterilizado. A idosa está internada desde o dia 24 de julho e esperava pela cirurgia na tarde desta quinta-feira (4). Uma familiar, que não quis se identificar, relatou que às 19h ela foi levada ao centro cirúrgico. E às 22h30 retornou à enfermaria sem ter realizado a operação.
A neta da paciente relatou que a avó fraturou o fêmur no domingo, ao cair da cama. Ela deu entrada no Trauma do HGR no mesmo dia para estabilizar a fratura. De acordo com a denunciante, a equipe médica informou que ela ficaria internada até a lesão estabilizar para ser possível fazer a cirurgia.
Ela afirma ainda que a avó, que possui Alzheimer, está tendo dificuldades para se manter no leito, visto que por conta da doença, ela fica irritada e inquieta em lugares estranhos.
Conforme a familiar, a cirurgia ficou agendada para essa quinta-feira, às 13h. Desde a véspera a paciente ficou em jejum para o procedimento. Perto do horário agendado, enfermeiras entregaram a roupa hospitalar para a paciente se vestir.
Já vestida, a idosa esperou até às 16h por resposta. Após a família buscar a Ouvidoria, foi informada que o paciente que estava no leito de UTI que seria destinado à idosa teve complicações. E por isso, ela teria que esperar um novo leito.
A equipe buscou a paciente para a operação por volta das 18h30. Eles informaram aos familiares que poderiam ir para casa, pois após cirurgia, a idosa iria para a UTI. Assim eles fizeram.
Por volta das 22h30 a equipe médica entrou em contato com a família da paciente para informar que alguém precisava voltar ao hospital, pois a cirurgia não tinha acontecido. A paciente tinha retornado à enfermaria.
A equipe do hospital informou que não havia realizado a cirurgia por falta de materiais esterilizados. A paciente segue na enfermaria.
“Nossa revolta é essa, porque se não tinha material por que prepararam uma idosa, e deixaram ela mais de 24 horas sem comer nem beber água?”, reclamou a denunciante.
Por fim, a neta relatou que na manhã desta sexta-feira (5), a equipe médica informou que a cirurgia ficou para segunda-feira (8).
A redação procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para solicitar posicionamento, mas não obteve retorno até a última edição dessa reportagem.
Fonte: Da redação
Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro