Saúde

Após mais de 24h de jejum, idosa de 92 anos tem cirurgia cancelada por falta de material limpo no HGR

Uma senhora de 92 anos, internada no Hospital Geral de Roraima (HGR), teve cirurgia cancelada por falta de material esterilizado. A idosa está internada desde o dia 24 de julho e esperava pela cirurgia na tarde desta quinta-feira (4). Uma familiar, que não quis se identificar, relatou que às 19h ela foi levada ao centro cirúrgico. E às 22h30 retornou à enfermaria sem ter realizado a operação.

A neta da paciente relatou que a avó fraturou o fêmur no domingo, ao cair da cama. Ela deu entrada no Trauma do HGR no mesmo dia para estabilizar a fratura. De acordo com a denunciante, a equipe médica informou que ela ficaria internada até a lesão estabilizar para ser possível fazer a cirurgia.

Ela afirma ainda que a avó, que possui Alzheimer, está tendo dificuldades para se manter no leito, visto que por conta da doença, ela fica irritada e inquieta em lugares estranhos.

Conforme a familiar, a cirurgia ficou agendada para essa quinta-feira, às 13h. Desde a véspera a paciente ficou em jejum para o procedimento. Perto do horário agendado, enfermeiras entregaram a roupa hospitalar para a paciente se vestir.

Já vestida, a idosa esperou até às 16h por resposta. Após a família buscar a Ouvidoria, foi informada que o paciente que estava no leito de UTI que seria destinado à idosa teve complicações. E por isso, ela teria que esperar um novo leito.

A equipe buscou a paciente para a operação por volta das 18h30. Eles informaram aos familiares que poderiam ir para casa, pois após cirurgia, a idosa iria para a UTI. Assim eles fizeram.

Falta de material limpo

Por volta das 22h30 a equipe médica entrou em contato com a família da paciente para informar que alguém precisava voltar ao hospital, pois a cirurgia não tinha acontecido. A paciente tinha retornado à enfermaria.

A equipe do hospital informou que não havia realizado a cirurgia por falta de materiais esterilizados. A paciente segue na enfermaria.

“Nossa revolta é essa, porque se não tinha material por que prepararam uma idosa, e deixaram ela mais de 24 horas sem comer nem beber água?”, reclamou a denunciante.

Por fim, a neta relatou que na manhã desta sexta-feira (5), a equipe médica informou que a cirurgia ficou para segunda-feira (8).

Citado

A redação procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para solicitar posicionamento, mas não obteve retorno até a última edição dessa reportagem.

Fonte: Da redação

Gabriel Cavalcante

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

15 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

16 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

17 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

18 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

19 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

19 horas ago