‘Perigoso’, diz Arthur sobre baixa imunização em Boa Vista

Arthur reforçou que imunização só é completa com a aplicação das duas doses do imunizante ou a dose única

‘Perigoso’, diz Arthur sobre baixa imunização em Boa Vista
Prefeito reforçou a necessidade da vacinação para retomada das atividades – Foto: Divulgação/Prefeitura

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), avaliou que o cenário de baixa imunização em Boa Vista se mostra “perigoso”. A declaração foi dada ao Roraima em Tempo nesta quarta-feira (14).

“Apesar de ser uma grande vitória, isso [antecipação da vacinação] acontece porque muitas pessoas estão deixando de procurar o posto de vacinação. Isso é perigoso”, disse Arthur.

Boa Vista tem enfrentado dificuldades na campanha devido à propagação de fake news (informação falsa) e o medo das reações provocadas pelos imunizantes.

Até essa terça-feira (13), a capital tinha vacinado apenas 9% dos mais de 400 mil habitantes, enquanto o ideal é a cobertura acima dos 70%. (Veja dados do ‘vacinômetro‘)

Por causa disso, o gestor reforçou a importância e a necessidade da vacinação para a retomada das atividades, como shows, comércio sem restrições e a volta às aulas presenciais.

“É importante que as pessoas realizem o esquema completo de vacinação. As pessoas precisam tomar a segunda dose. E mais importante que a imunização própria é a imunização coletiva”, declarou o emedebista.

Arthur falou sobre importância da 2ª dose

Arthur complementou que a população só vai estar protegida, “quando tivermos uma quantidade grande de pessoas vacinadas para que o vírus se enfraqueça”.

Por causa da baixa demanda na última semana, que contemplou o público de 32 a 37 anos, a prefeitura antecipou o calendário para possibilitar quem tem de 26 a 31 anos se imunizar.

Roraima em Tempo mostrou ontem que 2,5 mil pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante não retornaram para completar o ciclo vacinal.

Tentativas

Para aumentar a cobertura vacinal em Roraima, o governo anunciou a liberação de vacina para os adolescentes de 12 a 17 anos a partir de agosto.

Além disso, antecipou a aplicação da segunda dose da AstraZeneca, como forma de blindar a população contra as novas variantes do coronavírus.

Roraima está com cobertura total da população em apenas 11,7%, patamar que se mantém há semanas, sendo que quase 70% dos roraimenses vivem em Boa Vista.

Estratégias são montadas para que o público busque pelos imunizantes, mas a demanda ainda é baixa. Por isso, o prefeito Arthur Henrique faz um apelo.

“Toda a população de Boa Vista, com mais de 26, procure os postos de vacinação com urgência, principalmente aqueles que tomaram a primeira e precisam tomar a segunda”, orientou.

Fonte: Josué Ferreira

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x