Saúde

Boa Vista é a única capital da região Norte que oferece testes rápidos de malária em todas as UBSs

Boa Vista é a única capital da região Norte a oferecer testes rápidos de malária em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A conquista é resultado de um projeto inovador elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) no final de 2023, que teve como objetivo ampliar a rede de diagnóstico da doença no município. Nesta segunda-feira, 11, foi a vez de apresentar ao Ministério da Saúde (MS) os resultados alcançados.

O projeto foi motivado pela necessidade de fortalecer o diagnóstico precoce, assim como o tratamento adequado da malária em Boa Vista. Isso tendo em vista as inúmeras dificuldades enfrentadas na região amazônica no controle da doença. Após a implantação, o município avançou no acesso aos testes e na consequente cobertura da doença, facilitando, assim, a detecção precoce dos casos durante 2024.

Um dos resultados alcançados foi o aumento de testes em gestantes, um dos indicadores do Ministério da Saúde para as capitais da região amazônica. De janeiro a agosto de 2023, foram 1.138 testes no município. No mesmo período deste ano, foram mais de 10 mil testes, representando um aumento de mais de 87% na cobertura. A superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, destacou que Boa Vista já atendia os indicadores antes do projeto. Agora, passa a atender de forma mais qualificada.

“Com uma rede mais descentralizada, conseguimos captar esse caso mais rápido, acompanhar esse paciente de forma mais rápida e, assim, não temos decorrência de uma malária grave, além do acompanhamento da gestante durante todo o pré-natal e a triagem de plasmóide, conforme o MS preconiza”, disse.

Referência para a região Norte

A ampliação da rede de diagnósticos envolve a oferta de testes rápidos em todas as unidades, mas também a capacitação das equipes e o fortalecimento da logística para a distribuição dos testes, o que impacta diretamente na cobertura e tratamento dos casos positivos. Na região Norte, Boa Vista se torna uma referência para as demais capitais que também devem atender aos indicadores do MS.

O diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Pablo Amaral, destacou que o projeto deverá causar um impacto relevante na região Norte, tendo em vista que uma das primeiras ações na malária é o diagnóstico oportuno.

“O projeto é excelente e ótima iniciativa. Ter a ampliação da rede diagnóstica com o uso de teste rápido e a população ter mais pontos de acesso, isso é fundamental para a gente conseguir eliminar a malária. Boa Vista deve ser referência para a região Norte, porque a realidade da doença entre as cidades na região amazônica é semelhante”, pontuou.

A Prefeitura apresentou os projetos em Brasília, em setembro do ano passado, para todas as áreas técnicas em malária das capitais do Norte.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Deputados federais cobram andamento no processo de cassação do governador de Roraima em Brasília

Julgamento do recurso de Antonio Denarium está parado no Tribunal Superior Eleitoral há quatro meses…

7 horas ago

Prefeitura de Boa Vista instala placas de alerta em locais de descarte irregular de lixo

A cada semana, cerca de 250 toneladas de lixo são removidas de aproximadamente 100 pontos…

8 horas ago

Trabalho doméstico afeta mais meninas em 9 países, mostra pesquisa

Elas ficam mais de cinco horas diárias dedicadas às atividades da casa

11 horas ago

Homicídio em área indígena Yanomami: Polícia Civil de Roraima define autoria do crime

Operação permitiu colher depoimentos de testemunhas e moradores locais

12 horas ago

Mulher é presa em Boa Vista suspeita de perseguir professor universitário e acusá-lo falsamente de crimes

Acusada passou a persegui-lo em 2022, comparecendo em sua casa e lhe enviando diversas mensagens

14 horas ago