Saúde

Boa Vista é premiada em prática na saúde da mulher em evento nacional

A Prefeitura de Boa Vista foi vencedora no “XXVI Congresso CONASEMS em Campo Grande, Mato Grosso do Sul com a experiência “Ampliação dos Métodos Contraceptivos na Atenção Primária à Saúde de Boa Vista”.

O Município conquistou o 1º lugar na temática “Saúde Reprodutiva”, bem como o 1º no Prêmio “Saúde Reprodutiva para Todos: Acelerando o compromisso”.

O Fundo das Populações das Nações Unidas (UNFPA Brasil) promoveu o congresso. O prefeito Arthur Henrique (MDB) parabenizou o trabalho de todos os envolvidos no projeto.

“Ficamos felizes e agradecidos pelo reconhecimento de uma das diversas práticas e experiências desenvolvidas e que tem resultados positivos em beneficio da população”, disse.

O evento de apresentação das experiências e premiação ocorreu no período de 12 a 15 deste mês. A experiência em Boa Vista é de autoria da coordenadora de Saúde da Mulher, Gabrielle Rodrigues e coautoria da superintendente de Atenção Básica, Cinthia Brasil.

Conforme Cinthia, o prêmio representa toda a dedicação do trabalho desenvolvido pelos profissionais comprometidos com a saúde de Boa Vista.

“É mérito das equipes e principalmente dos enfermeiros que fazem esse trabalho acontecer. É uma emoção e uma gratidão muito grande”, destacou.

Do mesmo modo, a coordenadora da elaboração da experiência, Gabrielle Rodrigues, ressaltou o comprometimento da gestão e parceria dos profissionais.

“Com compromisso, planejamento e trabalho em equipe, conseguimos avançar na saúde sexual reprodutiva do nosso município e ser reconhecido nacionalmente pelo empenho de todos da gestão e profissionais envolvidos”, declarou.

Experiência

A ampliação do método contraceptivo Dispositivo Intrauterino (DIU) foi inovadora e facilitou o acesso das mulheres, em planejamento reprodutivo, para a inserção do DIU na rede municipal de saúde.

Dessa forma, a experiência contribuiu para o modelo de trabalho colaborativo, com a articulação de diferentes entes para estruturação da ação, tornando a ampliação inovadora. Assim também vale destacar o desafio de efetivar o projeto durante a pandemia.

A ampliação iniciou em 2020, onde foi feita a capacitação de profissionais na consulta com ênfase no Planejamento Reprodutivo e na inserção do DIU.

Isso por meio de uma cooperação técnica firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Fundo de População das Nações unidas (UNFPA) e o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (COREN/RR), com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e intermédio da Comissão Nacional de Saúde das Mulheres.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Jornalistas e criadores de conteúdo de Roraima podem se inscrever no Prêmio Sicredi Comunicação em Rede

Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…

29 minutos ago

Violência digital: DPE-RR alerta sobre criação e compartilhamento de imagens íntimas falsas na internet

Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…

1 hora ago

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

2 horas ago

SESI-RR promove a 2ª Corrida Nacional em Boa Vista com inscrições até 31 de março

Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…

3 horas ago

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

14 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

15 horas ago