A Prefeitura de Boa Vista foi vencedora no “XXVI Congresso CONASEMS em Campo Grande, Mato Grosso do Sul com a experiência “Ampliação dos Métodos Contraceptivos na Atenção Primária à Saúde de Boa Vista”.
O Município conquistou o 1º lugar na temática “Saúde Reprodutiva”, bem como o 1º no Prêmio “Saúde Reprodutiva para Todos: Acelerando o compromisso”.
O Fundo das Populações das Nações Unidas (UNFPA Brasil) promoveu o congresso. O prefeito Arthur Henrique (MDB) parabenizou o trabalho de todos os envolvidos no projeto.
“Ficamos felizes e agradecidos pelo reconhecimento de uma das diversas práticas e experiências desenvolvidas e que tem resultados positivos em beneficio da população”, disse.
O evento de apresentação das experiências e premiação ocorreu no período de 12 a 15 deste mês. A experiência em Boa Vista é de autoria da coordenadora de Saúde da Mulher, Gabrielle Rodrigues e coautoria da superintendente de Atenção Básica, Cinthia Brasil.
Conforme Cinthia, o prêmio representa toda a dedicação do trabalho desenvolvido pelos profissionais comprometidos com a saúde de Boa Vista.
“É mérito das equipes e principalmente dos enfermeiros que fazem esse trabalho acontecer. É uma emoção e uma gratidão muito grande”, destacou.
Do mesmo modo, a coordenadora da elaboração da experiência, Gabrielle Rodrigues, ressaltou o comprometimento da gestão e parceria dos profissionais.
“Com compromisso, planejamento e trabalho em equipe, conseguimos avançar na saúde sexual reprodutiva do nosso município e ser reconhecido nacionalmente pelo empenho de todos da gestão e profissionais envolvidos”, declarou.
A ampliação do método contraceptivo Dispositivo Intrauterino (DIU) foi inovadora e facilitou o acesso das mulheres, em planejamento reprodutivo, para a inserção do DIU na rede municipal de saúde.
Dessa forma, a experiência contribuiu para o modelo de trabalho colaborativo, com a articulação de diferentes entes para estruturação da ação, tornando a ampliação inovadora. Assim também vale destacar o desafio de efetivar o projeto durante a pandemia.
A ampliação iniciou em 2020, onde foi feita a capacitação de profissionais na consulta com ênfase no Planejamento Reprodutivo e na inserção do DIU.
Isso por meio de uma cooperação técnica firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Fundo de População das Nações unidas (UNFPA) e o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (COREN/RR), com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e intermédio da Comissão Nacional de Saúde das Mulheres.
Fonte: Da Redação
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…