Saúde

Boa Vista é premiada em prática na saúde da mulher em evento nacional

A Prefeitura de Boa Vista foi vencedora no “XXVI Congresso CONASEMS em Campo Grande, Mato Grosso do Sul com a experiência “Ampliação dos Métodos Contraceptivos na Atenção Primária à Saúde de Boa Vista”.

O Município conquistou o 1º lugar na temática “Saúde Reprodutiva”, bem como o 1º no Prêmio “Saúde Reprodutiva para Todos: Acelerando o compromisso”.

O Fundo das Populações das Nações Unidas (UNFPA Brasil) promoveu o congresso. O prefeito Arthur Henrique (MDB) parabenizou o trabalho de todos os envolvidos no projeto.

“Ficamos felizes e agradecidos pelo reconhecimento de uma das diversas práticas e experiências desenvolvidas e que tem resultados positivos em beneficio da população”, disse.

O evento de apresentação das experiências e premiação ocorreu no período de 12 a 15 deste mês. A experiência em Boa Vista é de autoria da coordenadora de Saúde da Mulher, Gabrielle Rodrigues e coautoria da superintendente de Atenção Básica, Cinthia Brasil.

Conforme Cinthia, o prêmio representa toda a dedicação do trabalho desenvolvido pelos profissionais comprometidos com a saúde de Boa Vista.

“É mérito das equipes e principalmente dos enfermeiros que fazem esse trabalho acontecer. É uma emoção e uma gratidão muito grande”, destacou.

Do mesmo modo, a coordenadora da elaboração da experiência, Gabrielle Rodrigues, ressaltou o comprometimento da gestão e parceria dos profissionais.

“Com compromisso, planejamento e trabalho em equipe, conseguimos avançar na saúde sexual reprodutiva do nosso município e ser reconhecido nacionalmente pelo empenho de todos da gestão e profissionais envolvidos”, declarou.

Experiência

A ampliação do método contraceptivo Dispositivo Intrauterino (DIU) foi inovadora e facilitou o acesso das mulheres, em planejamento reprodutivo, para a inserção do DIU na rede municipal de saúde.

Dessa forma, a experiência contribuiu para o modelo de trabalho colaborativo, com a articulação de diferentes entes para estruturação da ação, tornando a ampliação inovadora. Assim também vale destacar o desafio de efetivar o projeto durante a pandemia.

A ampliação iniciou em 2020, onde foi feita a capacitação de profissionais na consulta com ênfase no Planejamento Reprodutivo e na inserção do DIU.

Isso por meio de uma cooperação técnica firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Fundo de População das Nações unidas (UNFPA) e o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (COREN/RR), com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e intermédio da Comissão Nacional de Saúde das Mulheres.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

7 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

10 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

10 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

11 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

12 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

13 horas ago