Imagem ilustrativa-Foto: Reprodução/Google
O primeiro lote importado de vacinas contra a MonkeyPox, doença mais conhecida como “varíola dos macacos” já está no Brasil. Conforme o Ministério da Saúde, a remessa de 9,8 mil doses desembarcou na última terça-feira (4), no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Cerca de 50 mil doses já foram compradas via fundo rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os próximos lotes estão previstos para entrega até o fim de 2022.
De acordo com o ministério, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a utilização dos imunizantes para a realização de estudos.
A pasta ressaltou a segurança das vacinas. Atualmente, elas agem contra a varíola humana ou varíola comum.
“Por isso, o estudo pretende gerar evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos e, assim, orientar a decisão dos gestores”, informou a pasta.
Dessa forma, a coordenação da pesquisa ficará a cargo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da OMS e financiamento do ministério. Assim, a pasta discutiu o estudo com a Opas, pesquisadores e especialistas da área.
O ministério explicou que a pesquisa tem como objetivo avaliar a efetividade da vacina Jynneos/MVA-BN, contra a varíola dos macacos, na população brasileira. Pessoas mais afetadas e com maior risco para a doenç são a população-alvo do estudo.
Em breve, o ministério divulgará quais centros de pesquisa serão incluídos. “considerando as cidades com elevados números de casos confirmados da doença e a infraestrutura disponível para a conclusão do estudo”.
Fonte: Agência Brasil
Licitações milionárias revelam que o problema não é a falta de dinheiro. Contudo, nos últimos…
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Clube já acumula duas vitórias nas partidas do Campeonato Roraimense de Futebol. Na segunda partida…
Policiais apreenderam uma espingarda e outra arma de fabricação caseira com o suspeito, após agressões…
Paciente ameaçou médica dizendo que "que iria se vingar", a xingou de "vagabunda" e chamou…
Agência reguladora do Reino Unido destaca raros casos de pancreatite associada ao uso frequente do…