O Brasil recebeu na sexta-feira (9) o primeiro lote com 1,4 milhão de doses de vacinas bivalentes contra Covid-19. As doses são de fabricação da Pfizer e protegem contra a variante Ômicron original e a variante BA1.
De acordo com comunicado do Ministério da Saúde, o contrato firmado com o laboratório prevê a entrega de todas as vacinas disponíveis. Além disso, eles apresentam a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além disso, para identificação, os frascos das vacinas bivalentes têm tampa na cor cinza, cada um com seis doses.
Agora, as doses passarão por avaliação e análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Assim, após a análise, o Ministério da Saúde divulgará as orientações sobre a distribuição, a aplicação das vacinas e o público-alvo.
“Mesmo diante da chegada dos novos lotes de vacinas, é importante reforçar que as doses disponíveis neste momento nas salas de vacinação de todo Brasil são eficazes contra a doença e protegem contra casos graves e óbitos. Os brasileiros devem procurar os postos de vacinação mesmo após o prazo para a dose de reforço”, alertou o Ministério da Saúde.
Dessa maneira, a pasta já distribuiu mais de 568 milhões de doses de vacinas a todos os estados e ao Distrito Federal. Desse total, 247,4 milhões são da Pfizer. Os dados são desde o começo da campanha contra Covid-19.
Fonte: Agência Brasil