Caderneta da Pessoa Idosa tem nova versão com serviços sobre saúde mental e prevenção à violência

Entre as novidades, a inclusão do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional. Documento também terá versão física e estará disponível no Meu SUS Digital

Caderneta da Pessoa Idosa tem nova versão com serviços sobre saúde mental e prevenção à violência
Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde lançou versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa . O novo documento está mais didático e acessível. Conta com linguagem simples, incluindo informações de saúde mental, prevenção de violência. Também cuidados paliativos e seguridade social. O material já está acessível na versão digital no portal do Ministério da Saúde. Ainda neste ano, estará disponível, também, no aplicativo Meu SUS Digital. Além disso, o governo distribuirá em todo o país uma versão física da caderneta.

De acordo com a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas, “a Caderneta da Pessoa Idosa é uma importante aliada para acompanhar a saúde. Também orientar sobre cuidados, direitos e cidadania da nossa população nos territórios. Além disso, facilita o registro e a troca de informações entre os profissionais de saúde. Dessa forma, garantindo um atendimento mais seguro e alinhado às suas reais necessidades”, reforça

O documento foi reestruturado para ser um instrumento mais acessível, acolhedor e robusto, funcionando como um elo entre a pessoa idosa, seus familiares e as equipes de saúde. Além de organizar o histórico clínico, o material agora incorpora novos elementos que levam em consideração a diversidade e a realidade social dos mais de 32 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais.

Dentre as novidades incluídas na atualização da caderneta, destaca-se a inclusão do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF-20), que permite avaliação das condições de fragilidade e necessidades específicas de cada indivíduo. Além disso, o documento contempla conteúdos com fontes maiores, utiliza ilustrações e QR Codes para direcionar o usuário e os profissionais a conteúdos complementares de educação em saúde.

Atenção primária

Com esta atualização, o Ministério da Saúde reforça o compromisso com o cuidado à população idosa e amplia a resposta do SUS ao envelhecimento do país. Outro avanço é a inclusão do Indicador do Cuidado da Pessoa Idosa no cofinanciamento da Atenção Primária, fortalecido pelo Saúde Brasil 360° – estratégia que consolida a APS como eixo central do SUS e organiza um ciclo completo de cuidado com foco em idosos, mulheres, crianças e gestantes.

A Caderneta da Pessoa Idosa é um instrumento direcionado tanto para o cidadão quanto para o profissional de saúde, onde podem ser organizados os registros de consultas, vacinas, medicamentos e resultados de exames, bem como acessadas informações sobre direitos da pessoa idosa, alimentação saudável, serviços e telefones úteis, dentre outros.

Fonte: Agência Gov

0
Would love your thoughts, please comment.x