Saúde

Câmara vai votar PL que obriga o SUS a oferecer tratamento integral para pessoas com fibromialgia

Está pronto para votação no Plenário da Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL 6858/13) que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer tratamento integral para pessoas com fibromialgia ou fadiga crônica.

A fibromialgia causa dor nos músculos e ossos. Mas a pessoa também pode apresentar fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal e paralisia nas extremidades, entre outros sintomas.

O projeto garante ao paciente atendimento multidisciplinar com médicos, psicólogos, nutricionistas, bem como fisioterapeutas, além de assegurar o acesso a exames, assistência farmacêutica e outras terapias.

A autora da proposta, deputada Erika Kokay (PT-DF), defende não apenas o tratamento no SUS, mas também uma política pública voltada para quem tem fibromialgia.

“As pessoas com fibromialgia têm uma dor que vai da ponta do cabelo até a ponta do pé. Então há uma dor crônica que leva a uma fadiga muito intensa. E muitas vezes essas pessoas não são compreendidas e, portanto, são revitimizadas porque, como não há aparência da dor que se sente, elas têm questionada sua necessidade de uma licença médica, de um auxílio-doença.”

Regime de urgência

A Câmara aprovou a proposta em 2019, no entanto, logo em seguida o Senado fez alterações. Como o projeto está sendo analisado em regime de urgência, essas alterações do Senado podem ser votadas no Plenário sem passar pelas comissões da Câmara.

O relator, deputado José Guimarães (PT-CE), apresentou parecer favorável a duas das quatro alterações feitas pelos senadores.

Uma delas inclui entre as pessoas beneficiadas pelo projeto aquelas que têm doenças parecidas com a fibromialgia. Outra prevê a divulgação de informações sobre a doença e maneiras de preveni-la.

O relator rejeitou outras duas alterações por não apresentarem a fonte dos recursos. Elas davam a quem tem fibromialgia o direito de receber benefícios como aposentadoria por invalidez.
Ainda não há data para votação do projeto que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer tratamento para pessoas com fibromialgia ou fadiga crônica. Se os deputados aprovarem a proposta, ela segue para sanção presidencial e pode virar lei.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Polícia apreende combustível que seria usado na compra de votos em Mucajaí

Polícia apreendeu aproximadamente 420 litros de combustível após denúncia de crime eleitoral no local

4 horas ago

Deputado orienta candidato a vereador a mentir para eleitores durante live no Instagram; veja vídeo

Rárison Barbosa (PMB) aparece em vídeo apoiando o candidato Deivyd Carneiro, preso na quinta-feira (3),…

6 horas ago

SUS oferece novo medicamento para pacientes com anemia

Anemia afeta a saúde de crianças e mulheres em fase pré-menopausa e atinge principalmente pessoas…

7 horas ago

Família de jovem assassinado denuncia dificuldades para liberação do corpo em IML de Roraima

Família aguarda desde o dia 1 de outubro para sepultar Jeferson Alves, morto na região…

10 horas ago

Dupla é presa com R$ 66,2 mil e materiais de campanha da vereadora Juliana Garcia, em Boa Vista

De acordo com as investigações, suspeita é que dinheiro seria usado na compra de votos.…

10 horas ago

Entidade antecipa proibição de cartão de crédito para pagamento de apostas online

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, estimou a participação dos cartões em 10%…

13 horas ago