O imunizante está disponível em todas as UBSs do município - Foto: Divulgação/SEMUC
A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), inicia na próxima segunda-feira, 3, a campanha de vacinação contra a Influenza, voltada, sobretudo, aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A ação segue até 28 de fevereiro de 2026 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o Dia D de mobilização previsto para 6 de dezembro.
Na região Norte, a estratégia é antecipada por conta do chamado inverno amazônico, período de maior circulação do vírus, entre novembro e maio. A vacina utilizada é a trivalente, que protege contra três cepas do vírus influenza.
“Reforçarmos que os grupos prioritários busquem a UBS mais próxima para garantir a imunização e evitar possíveis complicações”, destacou o diretor municipal de Vigilância, Romildo Azevedo.
De acordo com a Prefeitura, no primeiro momento, a vacinação será destinada aos grupos prioritários. A meta é imunizar pelo menos 90% de cada desses grupo, principalmente, crianças, gestantes e idosos, que são mais vulneráveis às complicações da doença. Entre os grupos prioritários estão:
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta então o sistema respiratório e tem alta transmissibilidade. De acordo com Romildo, a vacinação é fundamental para reduzir as complicações, internações e mortes causadas pelo vírus. “Além de cuidar da própria saúde, a imunização também diminui a sobrecarga dos serviços de saúde em relação a doenças respiratórias”, garantiu.
Fonte: Da Redação
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente
Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca