Saúde

Campanha Janeiro Branco estimula o bem-estar emocional

Todo início de ano é assim: a gente faz um monte de planos e promessas, que muitas vezes não são cumpridas. Mas uma coisa não pode ficar de lado: a saúde, tanto física, quanto mental. O começo do ano é época da Campanha Janeiro Branco, movimento brasileiro sobre Saúde Mental que há mais de uma década convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional.

O psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão criou a iniciativa em 2014. Atualmente, a campanha marca o calendário brasileiro e, desde 2023, tem uma lei federal que a reconhece oficialmente.

Todo ano há um tema. O de 2025 é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é fazer com que pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas apoiem ações concretas que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva.

Palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas e eventos culturais estão previstos em diversas cidades do país, reunindo psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, educadores, gestores, líderes comunitários, mídias e a população em geral.

Perigo

Cristiano Nabuco, psicólogo especialista em dependência tecnológica, enumera alguns sinais de que a saúde mental corre perigo e faz uma observação.

“Consumo excessivo de álcool, comprar de maneira demasiada, enfim, sempre que eu saio do meu ponto de equilíbrio, isso pode ser um forte indicador de que algo não vai bem. Os profissionais de saúde que são treinados para ajudar não vão chegar e dizer como deve viver melhor a sua vida, a vida é sua. O que ele vai fazer? Ele vai provocar reflexões que muitas vezes tem esse fator de cura.”

Cristiano alerta que – quando as sensações e sentimentos mudam – pode ser sinal de que é preciso procurar um profissional.

“Primeiro: sensação constante de cansaço ou esgotamento emocional. Segundo: dificuldade de se concentrar como antes. Dificuldade de ter satisfação em coisas que eram muito agradáveis. Um outro elemento envolve alterações no sono: insônia, quando não se consegue dormir ou excesso de sono, e questões ligadas ao apetite.”

Quem quiser apoiar a campanha pode fazer o download gratuito de folders, cartazes, banners, faixas, bottons, cartilhas e panfletos no site oficial do Movimento Janeiro Branco. Os materiais vêm com orientações didáticas e acessíveis sobre saúde mental.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Ministério Público investiga ex-prefeito de Iracema pela falta de repasse do duodécimo à Câmara Municipal

De acordo com o MP, ex-prefeito deixou de repassar o duodécimo de setembro a dezembro…

1 hora ago

Portaria define datas das ‘saidinhas’ de presos em Roraima

Tem direito às saídas temporárias os presos que cumprem pena em regime semiaberto. Benefício é…

1 hora ago

Prefeita de Iracema cria projeto de lei para garantir segurança pessoal para ex-prefeitos

Principal beneficiado do projeto é o ex-prefeito Jairo Ribeiro que terá direito a uma equipe…

3 horas ago

Homem que ficou 9 dias perdido em região de mata no interior de RR é encontrado

Vítima foi localizada sentada em uma pedra, sem forças para falar e andar

4 horas ago

Fernanda Torres leva Globo de Ouro por atuação em Ainda Estou Aqui

Atriz interpretou a advogada Eunice, viúva de Rubens Paiva

4 horas ago

Sine oferta 46 vagas para Roraima nesta segunda-feira, 6

Vagas são para pessoas com ou sem experiência registrada na carteira

4 horas ago