Saúde

Com verba para ampliar Hospital da Criança, Prefeitura não pode iniciar obra porque Governo não devolve terreno

O vereador Bruno Perez (MDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Boa Vista para relatar que a Prefeitura pode perder uma emenda no valor de R$ 5,2 milhões para ampliação do Hospital da Criança Santo Antonio. Ele explicou a situação nesta terça-feira (9).

É que, conforme o parlamentar, há uma emenda nesse valor para a construção de um bloco administrativo no Hospital da Criança.

Com o novo bloco, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) usaria o atual espaço administrativo para ampliar o número de leitos da unidade.

No entanto, o terreno para a construção do bloco está ocupado com o espaço provisório da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. Assim, a Prefeitura fica impossibilitada de iniciar a obra e pode perder a emenda parlamentar que tem validade até 25 e dezembro de 2023.

O município já realizou todo o processo de licitação, e falta apenas a libração do local por parte do Governo para o início da obra.

“A partir da hora que o Governo do Estado não tirar as tendas e não, literalmente, levantar acampamento, tem um prazo e vai vencer essa emenda parlamentar de quase R$ 6 milhões e a Prefeitura vai perder essa emenda parlamentar”, explicou Perez.

A emenda é fruto de articulação do presidente do MDB-RR, Romero Jucá e da ex-deputada Maria Helena Veronese.

Entenda

Em 2020, a Prefeitura de Boa Vista cedeu o terreno para que Exército montar o Hospital de Campanha exclusivo para pacientes de Covid-19.

Entretanto, após desativar o hospital, o Exército passou o espaço para o Governo de Roraima, para que a Secretaria de Saúde instalasse a Maternidade.

Dessa forma, em 5 de junho de 2021, o Governo transferiu as pacientes para o local. O governador Antonio Denarium afirmou que a situação duraria apenas cinco meses, enquanto concluía a reforma do prédio da unidade.

No entanto, no próximo mês completam dois anos que a Maternidade funciona de forma improvisada no local. E a obra da maternidade segue sem previsão de conclusão.

Citado

A reportagem procurou o Governo de Roraima para saber se há previsão de concluir a reforma da Maternidade. Além disso, questionou também se o Estado pretende instalar a estrutura provisória da unidade em outro local para que a prefeitura possa iniciar a obra de ampliação do Hospital da Criança. Contudo, até a publicação desta matéria, o Governo não respondeu.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

View Comments

  • Boa Vista era para ser o município mais bonito do Brasil, mas infelizmente tivemos e temos ainda a frente da prefeitura, gestores que só visam engordar as suas contas bancárias as custas de roubos, desvios de verbas públicas, empresas em nomes de laranjas e outras seboseiras mais. Infelizmente a população só reclama mas continua votando nesses pilantras.

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

14 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

17 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

18 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

18 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

18 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

20 horas ago