Foto: divulgação/ALE-RR
A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou nesta quarta-feira, 15, uma reunião com servidores da Saúde do Estado e representantes de diversas categorias. Sendo a pauta principal, o pagamento do auxílio, ou Gratificação de Interiorização dos servidores.
No Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos profissionais e trabalhadores da saúde do Estado, instituído pela Lei Estadual nº 1.475/2021, não há previsão para o pagamento deste auxílio por parte do Governo do Estado. Existe, apenas, uma ajuda de custo com duração máxima de 12 meses. A situação tem sido questionada pelos profissionais, que lutam pelo retorno da gratificação.
A Gratificação de Interiorização estava prevista na Lei Estadual nº 948/2014, posteriormente revogada integralmente pela legislação atual. Diferente da ajuda de custo, voltada apenas a auxiliar o servidor na instalação no município onde fica lotado. O auxílio de interiorização tem caráter permanente, sendo destinado aos profissionais que atuam em unidades de saúde fora do perímetro da capital.
De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da ALERR, deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), o Parlamento irá criar uma comissão especial para analisar o tema. Ele informou que solicitará à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) o quantitativo oficial de servidores que atuam no interior. À Secretaria Estadual de Gestão e Administração (Segad) o levantamento do impacto financeiro da medida. E, por fim, ao Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper) a estimativa do impacto previdenciário.
“Outros servidores públicos que trabalham no interior do Estado já recebem este auxílio, como os da Educação, da Segurança Pública, da Agência de Defesa Agropecuária e da Secretaria de Fazenda. Os servidores da Saúde estão justamente pleiteando o mesmo direito”, destacou o parlamentar.
Após o protocolo dos pedidos de informação, o Governo do Estado terá até 30 dias para encaminhar os dados solicitados. Com isso, debaterão as informações com a Comissão dos Servidores e poderão subsidiar a elaboração de uma minuta de Projeto de Lei. Sendo, posteriormente, apresentada ao Poder Executivo.
Conforme a coordenadora provisória da recém-criada Comissão dos Servidores de Saúde do Interior de Roraima, Cássia Zenatti, estima-se que cerca de 500 trabalhadores necessitem do auxílio de interiorização. O benefício, de acordo com ela, trará melhor qualidade de vida e de trabalho aos profissionais que atuam em diferentes áreas da saúde.
Cássia acredita que a reunião trará resultados positivos e reforça a importância da mobilização das categorias.
“Nós, do interior, precisamos nos unir mais. Aproveito para convocar os colegas a integrarem o movimento e chegarmos até o governador”, afirmou a profissional de Mucajaí. “Estamos lutando para recuperar um direito que foi retirado da categoria em 2021, com a aprovação do PCCR”, lembrou.
Participaram da reunião representantes da Procuradoria-Geral da ALE-RR; Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sintras); Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindiprer), assim como Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Roraima (Sinfito/RR). Também o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Serviço de Saúde (Siemesp-RR), Sindicato dos Nutricionistas e Técnicos de Nutrição (Sindnutri-RR). Além do Sindicato dos Psicólogos de Roraima (Sindpsi-RR) e Sindicato dos Médicos do Estado de Roraima (Simed-RR).
A Sesau recebeu convite da Comissão de Saúde da ALERR, mas não enviou representantes para a reunião.
Fonte: Da Redação
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca
Elvis Rafael Salcedo Gonzalez, de 25 anos, tinha acabado de sair do sistema prisional quando…
Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília
View Comments