Comissão pede que Ministério mantenha envio de vacinas para migrantes em RR

Pedido ocorre após Ministério da Saúde informar que concluiu repasse de primeiras doses

Comissão pede que Ministério mantenha envio de vacinas para migrantes em RR
Ministério solicitou continuidade do repasse de doses para migrantes – Foto: Divulgação

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pediu ao Ministério da Saúde (MS) que sejam mantidos os envios de doses adicionais contra a Covid-19 para vacinar a população migrante em Roraima.

O documento foi publicado ontem (18) no Diário Oficial do Estado (DOE). A CIB é formada por representantes das secretarias de saúde dos municípios e do estado.

O pedido ocorre após o Ministério da Saúde informar, no dia 5 de outubro, que concluiu o repasse de vacinas para a primeira dose em 100% da população maior de 18 anos.

Contudo, a Comissão alega que o envio de primeiras doses e doses únicas para Roraima deve continuar em razão do elevado fluxo migratório e da população flutuante em Pacaraima, fronteira com a Venezuela.

Doses para população geral

Além disso, o Ministério solicitou aos estados e municípios que informassem o quantitativo necessário para a vacinação com a primeira dose ou dose única de toda a população acima de 18 anos.

No documento, a Comissão informou que, atualmente, o mínimo necessário para atender este grupo é de 33.226 doses de imunizantes.

Nível Pré-Epidêmico

Dados divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmam que Roraima atingiu nível pré-epidêmico de transmissão de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

De acordo com a Fiocruz, desde o início da pandemia de Covid-19, cerca de 96,6% dos casos de SRAG têm como causa o coronavírus.

Para explicar a melhora do cenário, a Fiocruz citou o avanço da vacinação. Porém, alertou para que estado e municípios continuem acompanhando a cobertura vacinal.

“Em função do avanço da cobertura vacinal de primeira e segunda dose, é de fundamental importância acompanhar a evolução de casos entre a população de crianças e adolescentes, bem como nos mais idosos”, diz.

Além disso, Roraima e outros nove estados estão em queda na tendência de SRAG a longo prazo, e de estabilidade a curto prazo. Já a nível nacional, a tendência a longo e curto prazo são de crescimento leve.

Vacinação

De acordo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Roraima registrou 126.941 infectados pela doença, além de 2.019 mortes até ontem (18).

Assim, o estado tem a terceira maior taxa de letalidade da região Norte e a oitava do país. Com isso, a média de mortes é de 331,2 para cada 100 mil habitantes.

Em contrapartida, Roraima já aplicou 502.801 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 332.867 referentes à primeira dose e 157.037 à segunda. Além disso, o estado aplicou outras 10.415 doses únicas.

Nesse sentido, 67,27% da população vacinável já recebeu uma dose ou dose única dos imunizantes, enquanto 33,84% pessoas estão totalmente protegidas.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x