Saúde

Conselho Estadual de Saúde constata falta de medicamentos e estrutura inadequada na maternidade recém-inaugurada

O Conselho Estadual de Saúde (CES/RR), visitou a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth na quinta-feira (19) e apontou uma série de inadequações como falta de medicamentos, falta de acessibilidade e aparelhos ainda sem funcionamento durante visita de fiscalização na estrutura recém-inaugurada.

À reportagem da Rádio 93FM, Marceli de Souza, gerente do Conselho disse que o relatório ainda vai ser elaborado. A reunião deve ocorrer na primeira semana de outubro. Contudo, detalhou o que a equipe constatou ouvindo pacientes, servidores e visitando os espaços.

“O raio-x não está funcionando, somente o portátil. Tem algumas adaptações que precisam ser feitas na parte elétrica para dar funcionalidade aos equipamentos. Então, tudo isso a gente levantou. As que mais me chamaram a atenção, é a questão de não ter estacionamento para ter segurança, a falta de medicamentos por hora, que foi relatado pela equipe e a falta de um local adequado para ter o ponto registrado. Todo o servidor tem que registrar o ponto”, explicou.

Acessibilidade nos banheiros da maternidade e o Conselho

Do mesmo modo, Marceli explicou que a equipe constatou inadequações nos banheiros, o que traz falta de acessibilidade no local. O prédio ainda precisa passar por diversos ajustes, de acordo com ela.

Há banheiros com portas que não são adequadas. O banheiro também não tem desnível na parte do chuveiro, falta box, vidros em ambientes que deveriam ser isolados. Está ainda por acabar e é essa a impressão que a gente tem. No entanto, a gente enxerga que melhorou da estrutura que se tinha da antiga e para a de lona. Mas, ainda precisa fazer várias adequações. Nossa visita é nesse sentido, de mostrar o que precisa na forma correta. De fazer os apontamentos e dizer: ‘olha isso aqui não está adequado’”, explicou.

Assim, a equipe estava acompanhada do Conselho Regional Engenharia e Agronomia de Roraima (Crea) que respalda as informações colhidas, principalmente quando o assunto envolve falta de adequações do local.

“O Crea é faz parte da equipe do Conselho e se disponibilizou a estar com a gente, pois não temos muito conhecimento nessa área. Portanto quando a gente fala de engenharia, tem que ser os engenheiros. Ou seja, tivemos esse cuidado. Vamos consolidar esses relatórios e assim ter uma análise mais completa”.

Próximo passo

Por fim, Marceli de Souza explicou o que vai acontecer após elaboração do relatório. “O papel do Conselho é fiscaliza o uso do recurso público e a qualidade do atendimento. Então, quando a gente faz uma visita, um relatório, a gente o aprova em plenário do Conselho e tomamos a medida de recomendar ao titular da Pasta para que se adote as medidas necessárias. Geralmente, a gente tem um prazo, ou seja, o desdobramento será esse. Uma  convocação de reunião, a gente senta com a titular da Pasta, elabora um plano e dá um prazo para que ocorra as adequações [...] Na primeira semana de outubro acredito que a gente encaminhe o relatório tanto para a Sesau quanto para os órgãos solicitando uma atenção nesse sentido”, finalizou.

Fonte: Rádio/93fm

Polyana Girardi

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

17 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

34 minutos ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

1 hora ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

14 horas ago