Saúde

Covid-19: Taxa de ocupação de leitos segue na zona verde em RR

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes internados com Covid-19 estão fora da zona de alerta. Esta é a 11ª semana consecutiva que o estado segue na zona verde, ou seja, fora da área crítica.

Os dados são do boletim Observatório da Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O documento reúne dados das semanas de 21 a 27 de novembro.

No total, conforme o estudo, Roraima está com uma taxa de 22%. Além disso, outros 24 estados também estão na taxa de alerta baixo e outros três estão na zona de alerta intermediário, são eles: Rondônia (73%), Pará (75%) e Distrito Federal (74%)

“Essencialmente, os dados aqui apresentados ainda endossam o imenso avanço que se obteve no enfrentamento da pandemia no Brasil com a vacinação”, pontuou.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de ontem (4), a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 no Hospital Geral de Roraima (HGR) atingiu 31%. Ou seja, um aumento de 9% em comparação a semana analisada pela Fiocruz.

Casos e óbitos por Covid-19

De acordo com o documento, os dados da última semana mostram uma tendência à estabilização dos principais indicadores da transmissão da Covid-19 no Brasil.

Houve uma notificação de 9,2 mil casos confirmados durante a semana epidemiológica, enquanto que o número de mortes atingiu uma média de 230 por dia. Os valores representam um pequeno aumento do número de casos registrados (1,6% ao dia) e de óbitos (2,4% ao dia) em relação à semana anterior.

Para a Fiocruz, os indicadores de redução de mortes e casos graves demonstram a eficácia da campanha de vacinação. Por outro lado, a instituição alertou para a continuidade das medidas de proteção, além da intensificação da campanha.

Além disso, a instituição alertou para a desmobilização de leitos destinados à Covid-19. Segundo os pesquisadores “deve ser realizada com muita cautela, pois o Brasil ainda se encontra em uma situação de emergência em saúde pública e sempre há o risco de recrudescimento de casos graves e internações”.

Distanciamento social

O observatório da Covid-19 também analisou os índices de distanciamento físico no país. Ele faz um comparativo da quantidade de pessoas que se encontram em casa na data atual e no período entre 3 de janeiro e 6 de fevereiro de 2020.

O que se percebe é que, no Brasil, desde meados de julho, o índice se encontra abaixo de zero. Isto significa que a população brasileira, hoje, tem circulado nas ruas de forma mais intensa do que antes da pandemia”, apontou.

O índice preocupa a instituição, tendo em vista que as taxas de transmissão da doença, apesar de estáveis, permanecem em alta. O cenário ideal para a maior circulação é uma porcentagem de 80%.

“Enquanto se caminha para um patamar ideal de cobertura vacinal, medidas de distanciamento físico, uso de máscaras e higienização das mãos sejam mantidas e que a realização de atividades que representem maior concentração e aglomeração de pessoas só sejam realizadas com comprovante de vacinação”, aconselhou.

Em Roraima, o número de vacinação segue em níveis abaixo do recomendado pela Fiocruz. De acordo com a última atualização da Sesau, apenas 52,02% da população completou o esquema vacinal com as duas doses.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

7 minutos ago

SESI-RR promove a 2ª Corrida Nacional em Boa Vista com inscrições até 31 de março

Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…

1 hora ago

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

12 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

12 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

13 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

16 horas ago