Saúde

Criança Yanomami morre por falta de atendimento médico

Uma criança Yanomami de 3 anos morreu, nessa quarta-feira (17), na comunidade Xaruna, na TI Yanomami, por falta de assistência médica.

De acordo com Junior Hekurari, presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna (Condisi-YY), o menino apresentava sintomas de malária e pneumonia.

O polo base fica há cerca de duas horas de barco da comunidade onde a criança precisava de tratamento. No entanto, o menino não recebeu assistência, pois os médicos não tinham como chegar até o local por causa da falta de combustível para o barco.

Segundo os Yanomami da localidade Parima, não há combustível para os barcos desde o início do mês. Dessa forma, os médicos não têm como irem até as comunidades.

Saúde Indígena

Ainda nessa quarta-feira (17) o Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Governo Federal detalhe em até cinco dias a situação do povo Yanomami. Também solicitou que assegure condições mínimas às comunidades.

Além disso, no dia 15 deste mês, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI Yanomami) um plano de reestrutura da saúde dos povos indígenas, que deve ser entregue em até 90 dias.

De acordo com o MPF, os órgãos receberam cerca de R$190 milhões para prestação de serviços nos últimos dois anos. Porém, a saúde indígena apresentou pioras “impressionantes” nos indicadores.

Quando se trata de mortalidade infantil, por exemplo, no início de 2021 o número foi de 133,3 mortes para cada mil nascimentos. Além disso, o que costuma vitimar muitas crianças da etnia é a malária.

Em menos de dois anos, foram registrados cerca de 44 mil casos da doença na população Yanomami, que é de 28 mil pessoas. Somente em 2020, a TI concentrou 47% de todos os casos de malária em TI´s brasileiras.

DSEI Yanomami

O Roraima em Tempo entrou em contato com Rômulo Pinheiro, diretor do DSEI Yanomami sobre a falta de gasolina nos barcos. No entanto, até a publicação desta matéria ele não respondeu.

Fonte: Da Redação

Fabiola Valentina

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

3 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

6 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

6 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

7 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

8 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

9 horas ago