Saúde

‘Crianças morreram’: diz presidente do Conselho de Saúde Indígena após Operação da PF que investiga desvio de medicamentos na TI Yanomami

O Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-YY) relatou por diversas vezes a falta de medicamentos e assistência médica na Terra Indígena Yanomami entre os anos de 2021 e 2022. Leia sobre a operação que apura desvio de medicamentos:

Em junho deste ano, o presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana, Júnior Hekurari, divulgou sobre a morte de três crianças de 3 anos da Comunidade Tirei por diarréia, pneumonia grave, desidratação, bem como verminose. À época, ele relatou que havia um surto das doenças na região e que os moradores ainda não haviam recibido atendimento da equipe de saúde.

Além disso, Hekurari informou sobre a falta de muitos medicamentos, entre eles, o albendazol. Durante uma investigação do Ministério Público Federal (MPF) sobre um esquema de desvio de recursos públicos federais, foi identificado o recebimento do vermífugo em quantidades inferiores ao adquirido pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y).

O DSEI-Y é comandado pelo ex-vereador de Mucajaí, Ramsés Almeida, aliado político do governador Antonio Denarium (PP). E indicação do senador Mecias de Jesus (Republicanos) e de Jhonatan de Jesus (Republicanos) no cargo.

Operação da PF

Júnior Hekurari afirmou que sofreu muitos ataques durante os últimos dois anos por ter relatado a situação da TI Yanomami. Então ele disse estar satisfeito com a Operação Yaosi, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (30). Da mesma forma, ele espera a responsabilização dos culpados.

“Por esses desvios de medicamentos, as crianças morreram […] Tem muitos Yanomami que morreram nas comunidades. Eu vi o povo Yanomami morrendo. Eu clamei, eu pedi socorro para o MPF, levamos à imprensa, isso é muito importante”, contou.

De acordo com o MPF, no início de 2021 o número de casos de mortalidade infantil foi de 133,3%, sendo a maioria por malária. Dessa forma, em menos de dois anos, a Terra Yanomami registrou cerca de 44 mil casos da doença na população.

Além disso, o presidente do Condisi-YY ressaltou que, até o momento, não há nenhum tipo de ação nas comunidades Yanomami para frear esses casos.

“O povo Yanomami está morrendo. Não tem remédio, não tem atendimento nas comunidades […] Hoje se mostrou uma Operação da Polícia Federal que falaram que o próprio farmacêutico, o próprio coordenador, os próprios assessores do coordenador falsificaram esse recebimento de medicamentos junto com os empresários. Então por causa desses responsáveis que sofremos”, lamentou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Justiça eleitoral avalia denúncias de compras de votos na eleição suplementar em Alto Alegre

Juíza eleitoral, Sissis chwantes, disse que as práticas são semelhantes às que resultaram na cassação…

14 minutos ago

Concurso Nacional Unificado: saiba como controlar a ansiedade para o dia das provas

Provas ocorrem no dia 5 de maio. Com a proximidade, muitas pessoas acabam tendo crises…

42 minutos ago

Mais de 40% dos contribuintes já entregaram a declaração do imposto de renda

Prazo de entrega da declaração começou no dia 15 de março e vai até 31 de…

3 horas ago

Copa Boa Vista de Futebol Master: 5ª edição do evento movimenta Vila Olímpica, em Boa Vista

Prefeitura da capital investiu mais de R$ 100 mil no evento, fornecendo estrutura física e…

4 horas ago

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Publicação proíbe ainda o ingresso no país de produto trazido por viajantes por qualquer forma…

6 horas ago