Saúde

CRM-RR aponta que 97% dos médicos em RR se concentram na capital

O estado de Roraima possui 780 médicos e 606 médicas. A média de idade desses profissionais é de cerca de 42 anos, enquanto a média do tempo de formado chega a cerca de 15 anos. Na distribuição pelo território, verifica-se que 97% dos médicos atuam na capital, Boa Vista.

De acordo com o primeiro secretário do Conselho Regional de Medicina (CRM-RR), Patrick Araújo um dos motivos para a concentração de médicos em Boa Vista é a falta de um plano de carreira que fixe o profissional no interior, assim como as péssimas condições de trabalho, falta de insumos e equipamentos.

Por ter mais médicos, Boa Vista se destaca com uma média de densidade médica, apresentando um número 19 vezes superior à registrada no interior. Na capital, são 2,72 médicos para cada mil habitantes. Já no interior, é 0,14 por mil habitantes. Além disso, a maioria dos médicos não têm Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE).

Número de médicos dobrou em Roraima

Conforme dados da Demografia Médica 2024, elaborada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a quantidade de médicos em Roraima dobrou de 2011 para cá.

O conselho divulgou o levantamento nesta segunda-feira (8), e apontou que o estado tinha 596 médicos há 13 anos e, agora, conta com 1.386 profissionais. Com isso, a densidade por mil habitantes também cresceu: passou de 1,32 para 1,82 médicos por cada grupo de mil pessoas.

“Os dados indicam que o estado conta hoje com mais médicos. Mas a que custo? Observamos a criação indiscriminada de escolas médicas no País sem critérios técnicos mínimos, o que afeta a qualidade da formação em medicina. Outra questão a ser observada é que o aumento do número de médicos depende também de melhores condições de trabalho e de estímulo aos profissionais no cumprimento de sua missão. A qualidade da assistência não é uma questão apenas matemática, mas que exige planejamento e boa gestão”, afirma o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo.

Demografia Médica 2024

A Demografia Médica 2024 do CFM revela que, nunca antes na história, o País contou com tantos médicos como atualmente. O levantamento mostra que o Brasil tem hoje 575.930 médicos ativos, uma das maiores quantidades do mundo. O número resulta em uma proporção de aproximadamente 2,81 médicos por mil habitantes, a maior já registrada na história nacional. 

Desde o início da década de 1990, a quantidade de médicos mais que quadriplicou, passando de 131.278 para a atual, registrada em janeiro de 2024. Este crescimento, impulsionado por fatores como a expansão do ensino médico e a crescente demanda por serviços de saúde, representa um aumento absoluto de 444.652 médicos, ou seja, 339%, em termos percentuais.

Comparando os crescimentos da população em geral e da população médica, é possível ver que o total de médicos aumentou oito vezes mais do que o da população em geral, durante esse período. Em termos absolutos, a população brasileira passou de 144 milhões em 1990 para 205 milhões em 2023, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Polícia Civil deflagra ação contra tráfico de pessoas e estelionato com milhas aéreas em Roraima

Investigações iniciaram quando cubanos estavam sendo aliciados. Eles eram encaminhados de Boa Vista para outros…

8 minutos ago

Campanha alerta para fibromialgia, Alzheimer e lúpus e reforça direitos garantidos por lei

Normas aprovadas pela Assembleia Legislativa de Roraima ampliam atenção e conscientização sobre doenças crônicas

1 hora ago

Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

Alunos do 6º ano ao ensino médio podem participar da atividade

2 horas ago

Aposentados e Pensionistas do Iper: Justiça dá prazo e ameaça multar governo por descumprimento de decisão

Juiz reconheceu que o Estado e o Iper vêm descumprindo uma determinação já confirmada pelo…

2 horas ago

Mulher morre após ser atingida por caminhonete na Ville Roy

Testemunhas relataram que a mulher vinha em alta velocidade e aparentava ter ingerido bebida alcoólica;…

3 horas ago

Fim da escala 6×1 pode eliminar ao menos 600 mil empregos, diz entidade

Segundo instituição, impacto no PIB com redução da jornada de trabalho no país seria de…

3 horas ago