A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo vivam com algum tipo de deficiência classificada como significativa. O número corresponde a uma proporção de uma em cada seis pessoas.
“Pessoas com deficiência têm direito ao mais alto padrão de cuidado em saúde possível, assim como pessoas sem deficiência”, destacou a entidade.
Dados do relatório global sobre igualdade na saúde para PCDs, publicado pela OMS, mostram que, embora alguns progressos tenham sido registrados ao longo dos últimos anos, o mundo ainda está longe de concretizar esse direito para diversas PCDs “que continuam a morrer mais cedo, têm uma saúde mais precária e experimentam mais limitações no dia a dia”.
“Esses resultados ruins se devem às condições injustas enfrentadas por pessoas com deficiência em todas as áreas da vida, incluindo no próprio sistema de saúde. Os países têm a obrigação, conforme previsto na legislação internacional sobre direitos humanos, de abordar as desigualdades na saúde enfrentadas por essas pessoas”, destacou a entidade.
A OMS apela aos estados-membros que tomem medidas para promover a igualdade na saúde para PCDs. E pede ainda que a sociedade civil defenda a implementação de ações que permitam alcançar o mais elevado padrão de saúde possível para todos.
Fonte: Agência Brasil
Elas foram ouvidas durante consultas públicas realizadas nas escolas municipais
Prefeitura de Boa Vista está com mais de 30 obras em andamento na cidade resultando…
Ônibus sairão em dias alternados do Parque do Rio Branco e do Parque Germano Augusto…
Afonso Parente foi fundador da Rádio Parente FM no bairro Santa Cecília, no Cantá
Dados ainda não cumprem diretrizes do Plano Nacional de Educação
Assim como Guilherme Tavares de Paula, que já foi sentenciado a 45 anos e 10…