Um morador, que não quis se identificar, denunciou na manhã desta terça-feira (9) a precariedade e o atraso em obra do Hospital Jair da Silva Mota, localizado no município de Amajari, interior de Roraima.
Dados no site da Prefeitura do munícipio apontam que a reforma da unidade foi anunciada em janeiro de 2021. Então, a previsão inicial para o término era de 150 dias. Contudo, conforme o denunciante, já se passaram dois anos, e não houve nenhuma entrega de estrutura. Ainda de acordo com o morador, a situação o deixa indignado, pois pacientes sofrem com a péssima qualidade do local.
“Como paciente eu fico indignado com essa realidade aqui. Um hospital abandonado. Aqui temos as camas onde os pacientes ficam, uma vergonha, toda rasgada. O colchão é de última qualidade. Eu vi ali na placa do hospital que era para ser entregue em 150 dias. Isso aqui já está há mais de 2 anos de reforma. Aonde foi parar esse dinheiro”, disse.
Além disso, ele ressalta que o Hospital é de responsabilidade tanto do Governo de Roraima, como da Prefeitura de Amajari. Contudo nenhuma providência sobre o assunto, foi tomada.
“O hospital está abandonado. Cadê o governo do estado de Roraima? Aqui é uma unidade mista. Então, tanto o estado quanto o município tem que fazer a sua parte. O que a gente ver é um hospital totalmente abandonado. O pessoal trabalhando nessas condições. Falta um cuidado com a saúde do município”, ressaltou.
Morador questiona o Governo e Prefeitura de Amajari
Além disso, o morador explicou que o Hospital atende toda a população que vai de crianças, adulto e até mesmo gestantes. Ele questiona onde está o dinheiro da reforma e porque nenhum vereador se posiciona sobre a situação.
“Hospital atende criança, adulto, atende gestante. A maternidade, Hospital da Criança, trauma, urgência é tudo aqui. Cadê o dinheiro da saúde para ser investido na saúde? Então cadê a a obra que era pra ser entregue? Cada dia está pior e vergonhoso, essa é a realidade. Cadê o a prefeita, os vereadores, os órgãos de fiscalização? O único hospital do município de Amajari está abandonado“, finalizou.
Citados
Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que houve ampliação do prazo de finalização das obras de reforma do Hospital Jair da Silva Mota. Dessa forma, os trabalhos devem ser finalizados em 150 dias. Além disso, com relação a falta de macas e colchões, a pasta ressaltou que o processo de mobiliário hospitalar já foi devidamente licitado e contrato.
Por fim a Prefeitura de Amajari disse o Governo que é o responsável pela aquisição dos materiais utilizados no Hospital. Já sobre as denúncias de abandono, a Prefeitura nega e disse ainda que os serviço ocorrem “da melhor forma possível” para que atenda a população no local.
Fonte: Da Redação