Dengue: alerta do Ministério da Saúde não abrange Boa Vista, mas cuidados devem ser mantidos em casa

Período sazonal das arboviroses no município não é o mesmo que na maior parte do Brasil

Dengue: alerta do Ministério da Saúde não abrange Boa Vista, mas cuidados devem ser mantidos em casa
Ações de combate à dengue – Foto: Divulgação/Semuc/PMBV

O Brasil iniciou o ano em alerta para arboviroses. Conforme o Ministério da Saúde, foram registrados mais de 16 mil casos prováveis de dengue, com um possível aumento na incidência em seis estados brasileiros, a maioria na região Sudeste. É importante ressaltar que não há alerta para Boa Vista neste período. Porém, as equipes do município seguem com ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, explicou que o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) aponta uma situação de transmissão epidemiológica em Boa Vista diferente em comparação ao restante do país. No entanto, os cuidados e precauções em casa devem ser mantidos.

“O período sazonal das arboviroses em Boa Vista, início das chuvas, não é o mesmo que a maior parte do Brasil. Mesmo assim, nossa equipe de Vigilância e Controle está em constante monitoramento. Além disso, é importante manter os quintais, jardins e terrenos limpos e livres de criadouros, garantindo um cenário de difícil proliferação do mosquito”.

O Governo Federal instalou um Centro de Operações de Emergência em Saúde para Dengue e outras Arboviroses, integrando todas as cidades brasileiras, para fortalecer o combate ao Aedes aegypti. A estratégia é investir no uso de tecnologias para controlar o mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

LIRAa de 2025

O primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do ano será em fevereiro. 

10 minutos de cuidado semanal

Para evitar a dengue em casa, é importante reduzir a infestação do mosquito que transmite o vírus. Veja alguns cuidados que você pode seguir em apenas 10 minutos:

  • Evitar água parada em pneus, latas, garrafas vazias, vasos de plantas, entre outros
  • Trocar a água dos animais diariamente
  • Limpar a caixa d’água regularmente e mantê-la fechada
  • Verificar as calhas e retirar folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr
  • Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada
  • Eliminar entulhos do quintal
  • Limpar a bandeja externa da geladeira e a bandeja coletora de água do ar-condicionado

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x